Combonianos propõem uma passagem de ano original
Cerca de 40 jovens começaram às 18h00 de Terça-feira a preparar a entrada em 2010. A «Passagem de Ano XL» atravessa três dias e três noites, mas essa não é a sua única originalidade.
Em entrevista ao Programa ECCLESIA na Antena 1, o Pe. Leonel Claro referiu que a iniciativa centra-se na “comunhão e solidariedade” entre os participantes, embora não esqueça “aqueles que estão fora”.
“É um fim de ano muito activo, com actividades variadas, em que vivemos a nossa fé como jovens cristãos comprometidos, e também a nossa alegria”, acrescentou.
O tema escolhido para a edição de 2009/10 – “O Reino de Deus é Justiça, Paz e Alegria” – traduz as dimensões que este «réveillon» pretende acentuar: espiritualidade, convívio, atenção ao próximo e concórdia.
“Normalmente, a passagem do ano é feita em família e com pessoas conhecidas; aqui, encontramos gente que apenas conhecemos há um ou dois dias. Mas a festa é vivida como se a relação entre as pessoas já tivesse anos”, constatou o missionário.
O regresso de alguns jovens a esta iniciativa revela uma adesão que já ultrapassou o impacto da novidade: “Não é só o comer, beber, dançar, ouvir música e saltar; o tempo e o coração são preenchidos com outras coisas muito mais interessantes e importantes, como a solidariedade e a comunhão”, afirmou o Pe. Leonel Claro.
As zero horas do primeiro dia de Janeiro ocorrem sempre durante a celebração da missa. No ano passado a passagem foi assinalada com a antecipação do rito da paz, gesto que, nas palavras do religioso, decorreu “com uma alegria fantástica”.