Réu da República

Quando o centenário da República se aproxima, a Alêtheia Editores lança a obra «Réu da República – O Missionário António Barroso – Bispo do Porto». Da autoria de Amadeu Gomes de Araújo e D. Carlos Azevedo, o livro biográfico mostra as diversas facetas deste homem nascido em Remelhe (Barcelos) que teve uma intervenção pastoral extremamente importante no seu tempo: Portugal, Congo, Moçambique e Índia.

Como se sublinha na abertura da obra, D. António Barroso com a “bondade fraternal e a firmeza militante da sua condução pastoral” conquistou os portuenses. Dar a conhecer o perfil deste notável português – o seu Processo de Beatificação e Canonização já terminou a instrução em Roma, com a redacção da «Positio», aguarda a exigência romana de um milagre – é o principal objectivo deste trabalho. Quando de vê na necessidade de enfrentar o “prepotente Afonso Costa – como ditador e perseguidor da Igreja” – D. António Barroso mostra “a nobreza de carácter e a dignidade ponderada”.

A biografia divide-se em cinco partes: As raízes; Os anos da juventude; Missionário e Missiólogo; Bispo do Porto e Testemunhos unânimes da santidade. O texto está enriquecido com fotografias e apresenta também uma bibliografia activa e passiva do «Réu da República».

Partilhar:
Scroll to Top