Os Superiores Maiores da Europa e os delegados da Pastoral Juvenil e Vocacional dos Dehonianos encontraram-se na Madeira, de 8 a 12 de Outubro, para reflectir sobre esta actividade tão importante para o futuro da Congregação na Europa. Estiveram presentes os Superiores Maiores da Alemanha, Itália Setentrional, Itália Meridional, Espanha, Europa Francófona, Confederação Holanda-Flandres, Ilhas Britânicas, Polónia e Portugal, assim como os delegados da Pastoral Juvenil e Vocacional de quase todas estas entidades europeias da Congregação. Participaram ainda os membros da Comissão da Pastoral Juvenil e Vocacional de Portugal. De destacar ainda a presença do Superior Geral, P. José Ornelas Carvalho, e do Conselheiro Geral, P. John Van Den Hengel. Cada grupo trabalhou segundo o programa já preparado, mas houve encontros conjuntos sobre este tema específico dos jovens e das vocações. No final do encontro, fez-se a partilha das principais conclusões da nossa reflexão.
Os delegados propuseram programas de formação em conjunto para todas as entidades da Europa, por exemplo um “seminário de estudos” para aqueles que trabalham na pastoral juvenil e vocacional; uma “semana vocacional” anual para aqueles que pensam seguir a vida religiosa; um sítio internet para aqueles que trabalham neste sector; um plano de pastoral juvenil e vocacional para a Europa (em fase de elaboração, com a ajuda do P. Adérito Barbosa, que apoiou os trabalhos com algumas conferências); algumas sugestões concretas para envolver as diversas entidades; a preparação das Jornadas Mundiais da Juventude em Espanha em 2011 (alguns dias com um programa dehoniano em Salamanca e Alba de Tormes e o restante programa com o Papa em Madrid).
Os Superiores Maiores reflectiram também sobre este tema dos jovens e vocações, entre si e com os delegados. Outros temas estavam sobre a mesa: a formação e a situação actual da Europa. Sobre a formação inicial e permanente insistiu-se nas iniciativas conjuntos que já se fazem e que é preciso continuar ou retomar (a preparação para os votos perpétuos, o encontro anual dos noviços e dos mestres de noviços, os encontros para os religiosos que estão no escolasticado, a atenção àqueles que estão nos primeiros anos de sacerdócio ou de vida religiosa depois da profissão perpétua, programas comuns de formação permanente). Continuou-se a reflexão sobre o projecto de um ou dois noviciados comuns na Europa, sem se chegar a conclusões. Neste momento, há dois noviços da Itália do Sul e da Alemanha que fazem o noviciado em Salamanca (o noviço alemão já voltou ao seu país após esta boa experiência). Além disso, estão a funcionar os noviciados de Portugal e da Polónia. Em atitude de esperança, os Superiores Maiores reflectiram ainda sobre a situação secularizada da Europa, procurando encontrar caminhos de re-evangelização ou de nova evangelização.
A nível organizativo, os Superiores Maiores da Europa decidiram nomear um secretariado coordenador para os dois próximos anos, constituído por um presidente (P. Heinrich Wilmer, Alemanha) e por um secretário executivo (P. Manuel Barbosa, Portugal). Em conexão com o conselheiro geral, procurarão fazer uma verdadeira comunicação entre os Superiores Maiores e entre estes e o Governo Geral, assim como coordenar e organizar as várias iniciativas; o secretariado acompanhará ainda as diferentes iniciativas dos diferentes sectores de actividade. Finalmente, decidiu-se convidar para as reuniões os responsáveis da nossa presença na Bielorússia, Moldávia, Finlândia, Albânia, Ucrânia, Áustria-Croácia.
Para 2010, os Superiores Maiores terão dois encontros: o primeiro em Salamanca, de 24 a 26 de Março, para o qual serão convidados os formadores (mestres de noviços, de postulantes e de escolásticos); o segundo em Outubro, depois da reunião de todos os Superiores Maiores da Congregação em Roma. Para preparar o primeiro encontro, o secretariado coordenador terá uma reunião no Porto, Portugal, com a presença do conselheiro geral Johon Van Den Hengel e de três formadores (Portugal, Espanha e Polónia), a 10 e 11 de Janeiro de 2010.
Para 2011, foram reservadas também duas datas para reuniões dos Superiores Maiores: 11-14 de Abril em Neustadt, Alemanha; 18-21 de Outubro em Clairefontaine, Bélgica. Esta reunião será uma espécie de assembleia ou sínodo sobre o projecto Europa, a sua situação de secularização, procurando-se respostas concretas aos desafios que tocam os diversos sectores das nossas actividades. Cada entidade é convidada a participar nesta assembleia com três pessoas (incluindo o Superior Maior).
Todos reconheceram a importância deste encontro conjunto na Madeira, a todos os níveis: espiritual, convívio, reflexão, partilha, procura de novas perspectivas para a nossa presença qualificada e competente na Europa. Aproveitou-se também para visitar as três comunidades dehonianas que estão nesta belíssima ilha da Madeira, reconhecendo o seu fecundo trabalho pastoral.
P Manuel Barbosa, scj