República: Jornadas da Comunicação Social reflectem sobre «grande debate cultural» entre a Igreja e a sociedade

Encontro é dedicado ao tema «República-Comunicação-Igreja»

O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, abriu esta tarde as Jornadas Nacionais da Comunicação Social da Igreja Católica, que se realizam hoje e amanhã em Fátima.

O encontro, dedicado ao tema “República – Comunicação – Igreja”, incide sobre o centenário da implantação do novo regime político e as suas relações com a imprensa e as estruturas eclesiais.

Perante cerca de 120 pessoas, o prelado, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, frisou que as Jornadas são uma ocasião para recordar o “grande debate cultural” em que a Igreja se envolveu depois da implantação do novo regime.

Na primeira conferência do encontro, o historiador António Matos Ferreira reflecte sobre “O poder da comunicação social no início do século XX”, seguindo-se um intervalo.

Os trabalhos são retomados às 16h30 com o painel intitulado “Igreja versus República: verdades e mentiras”, que conta com a presença dos historiadores Fernando Rosas e D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa.

Pelas 18h30, D. Manuel Clemente apresenta o “Dicionário Histórico das Ordens, Institutos Religiosos e Outras Formas de Vida Consagrada Católica em Portugal”, obra coordenada por José Eduardo Franco e editada pela Gradiva.

O programa prossegue com uma intervenção de Pedro Gil sobre o tema “Gabinetes de informação da Igreja: um ano depois”, questão que esteve em foco nas Jornadas da Comunicação Social de 2009.

Após o jantar reúnem-se os membros da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã.

O segundo dia começa com a celebração da missa, seguindo-se, depois do pequeno-almoço, o painel “República: Comunicação e Igreja”, com a participação de Emídio Rangel e Francisco Sarsfield Cabral.

Às 12h15, o director da Agência Ecclesia, Paulo Rocha, e o director-adjunto do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica, António Matos Ferreira, apresentam uma edição especial do semanário Agência Ecclesia sobre o Centenário da República, preparada pelas duas instituições.

As Jornadas, organizadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, serão encerradas por D. Manuel Clemente.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top