República Democrática do Congo: Bispo denúncia 2000 civis em fuga de militantes sem qualquer apoio

Kinshasa, 10 nov 2014 (Ecclesia) – O bispo de Kilwa-Kasenga, da República Democrática do Congo, África, denúncia que dois mil civis estão em fuga e sem assistência depois de terem sido expulsos de Mitwaba-Kasenga pelos milicianos Bakata Katanga.

“Os Bakata Katanga anunciaram oficialmente ter alcançado um acordo para que não fossem mais atacados até 2016, data das eleições presidenciais, e visto que foram atacados pretendem explicações das autoridades”, disse D. Fulgence Muteba Mugalu.

Segundo o prelado, os militantes do grupo Bakata Katanga foram expulsos pelo exército da aldeia de Musumari e obrigaram à fuga os civis da região de Mitwaba-Kasenga.

O bispo de Kilwa-Kasenga explicou que o grupo de grupo de “600 milicianos não cometeu atos de violência direta” contra a população mas “saqueou” as colheitas de mandioca e outros campos “para se alimentar”.

A Agência Fides contextualiza que a região de Katanga, onde se concentram minas de ferro e cobalto na República Democrática do Congo, é cenário de “tensões ligadas às próximas eleições presidenciais”.

Nesse sentido, a notícia informa ainda que o atual governador desta província, Moïse Katumbi, embora pertencendo ao partido do presidente pode vir a “desafiar” Joseph Kabila, se este “conseguir impor a revisão da Constituição para participar nas eleições de 2016”, alcançando o seu terceiro mandato.

FD/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top