República Checa: Bispos homenageiam Vaclav Havel

Lisboa, 22 dez 2011 (Ecclesia) – Os bispos católicos da República Checa homenagearam a vida e obra do ex-presidente checo Vaclav Havel, falecido este domingo, considerando-o responsável pela queda do “regime comunista totalitário” na antiga Checoslováquia.

As cerimónias fúnebres oficiais de Havel, figura central da ‘Revolução de Veludo’ em 1989, serão realizadas esta sexta-feira na catedral de São Vito, no Castelo de Praga.

O ex-presidente checo, que se tinha retirado da vida pública devido a problemas de saúde, morreu aos 75 anos, em Hradecek, norte do país.

Político e dramaturgo, Vaclav Havel foi o último presidente da Checoslováquia (1989-1992) e o primeiro chefe de Estado da República Checa, cargo que ocupou até 2003.

O presidente da Conferência Episcopal, D. Dominik Duka, endereçou as “condolências” dos bispos católicos à família de Havel, com quem partilhou o destino da prisão de Bory, em Plzen, pela sua oposição ao regime comunista.

Paulo Portas, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, vai representar Portugal nas cerimónias fúnebres do ex-presidente checo.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top