Tem exatamente as mesmas medidas que a construção original, mandada erguer no Santuário de Fátima, em Portugal, no ano de 1919
Lisboa, 30 mai 2011 (Ecclesia) – Milhares de fiéis brasileiros e portugueses participaram este fim de semana, no Rio de Janeiro, na inauguração da réplica da Capela das Aparições de Nossa Senhora de Fátima.
“Fiquei de vigília ontem à noite e acompanhei a Nossa Senhora até ela chegar” contou Julita Mourão, em declarações à Agência Lusa.
Esta brasileira de 74 anos, descendente de portugueses, integrou a multidão de fiéis que, apesar da chuva e da lama, não quiseram perder a cerimónia de consagração do altar da nova capela e saudar a imagem da Mãe de Deus.
“A fé é a mesma em todo o lugar, mas aqui é só para matar saudades”, acrescentou a portuguesa Rosa Monteiro Borges, confessando que, sempre que pode ir a Portugal, não perde a oportunidade de visitar Fátima.
Única no mundo a ter as medidas exatas da capela original que foi erguida no santuário mariano português, a réplica brasileira foi construída por iniciativa de Berthaldo Soares, fundador da Associação Arquidiocesana “Tarde com Maria”.
A ideia começou a ganhar forma em 2006, depois de uma peregrinação daquele movimento religioso à Cova da Iria, onde celebrou junto de Nossa Senhora de Fátima 20 anos de existência.
Após o aval da Santa Sé, o projeto obteve um impulso decisivo através do município do Rio de Janeiro, que cedeu um terreno de 14 mil metros quadrados, situado numa zona a oeste da cidade, chamada Recreio dos Bandeirantes.
O arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, que presidiu no sábado à cerimónia de inauguração, foi quem assinou o decreto para a criação do novo espaço de culto, que agora se abre ao mundo.
Presentes nas celebrações de consagração estiveram também D. Virgílio Antunes, reitor do Santuário de Fátima em Portugal, e D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.
Lusa/JCP