Padre Artur Teixeira claretiano assume desafio de colocar a Igreja a «palpitar» com o Papa Francisco no ano da Vida Consagrada
Fátima, Santarém, 07 mai 2014 (Ecclesia) – O padre Artur Teixeira foi hoje eleito em Fátima como presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), manifestando o desejo de colocar a Igreja a “palpitar” com o Papa Francisco.
O atual superior provincial dos Missionários do Coração de Maria (Claretianos), que substitui no cargo a irmã Lucília Gaspar, disse à Agência ECCLESIA que a nova direção vai “interiorizar as novas linhas de rumo” que a assembleia geral em curso apontou e só depois vai divulgar o programa da CIRP para o próximo triénio (2014-2017).
Os tempos que se avizinham “são interessantes” porque o Papa Francisco convidou a Igreja “a olhar de um modo muito especial” para a vida consagrada, referiu o novo presidente da CIRP.
No primeiro domingo do advento (30 de novembro de 2014) a Igreja começa a viver o «Ano da Vida Consagrada» que termina a 2 de fevereiro de 2016, por isso os consagrados têm “um grande itinerário e caminhada a realizar conjuntamente”, afirmou.
O “diálogo” com os institutos seculares e com a Conferência Episcopal Portuguesa é essencial para haver uma “concertação” que ajude “a Igreja a palpitar ao ritmo” do convite lançado pelo Papa Francisco, acrescenta o padre Artur Teixeira.
O “caminho de compromisso” com a sociedade em prol das causas que são próprias da vida consagrada é outra aposta do presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.
Uma atenção “permanente” aos desafios lançados pela sociedade portuguesa também entra no rol de prioridades da CIRP, porque os tempos atuais pedem “respostas em conjunto”, salienta.
No campo vocacional, o padre Artur Teixeira revela que é preciso “reforçar o trabalho em conjunto” para que surjam mais vocações e os jovens se “sintam atraídos” pela vida consagrada.
A CIRP é um organismo de direito pontifício, com personalidade jurídica canónica e civil, sem fins lucrativos, instituído a 16 de abril de 2005, que resultou da fusão da Conferência Nacional dos Superiores Maiores dos Institutos Religiosos (CNIR) e da Federação Nacional das Superioras Maiores dos Institutos Religiosos (FNIRF).
A nova direção da CIRP vai ter como vice-presidente a irmã Maria do Sameiro Magalhães Martins (superiora provincial das Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus), e como vogais a irmã Maria Glória da Silva Lopes (superiora provincial das Irmãs Missionárias do Espírito Santo), o padre António Manuel de Jesus Fernandes (superior provincial dos Missionários da Consolata) e a irmã Maria Isabel da Rocha Lopes, (superiora provincial da Companhia de Santa Teresa de Jesus – Teresianas).
O Conselho Fiscal vai ser presidido pelo frei Vítor Melícias (ministro provincial dos Franciscanos).
LFS/OC