Religiosidade dos avieiros em livro

O livro «A Reconstrução do Sagrado – Religião Popular nos Avieiros da Borda d’Água» (Âncora Editora), escrito por Aurélio Lopes e João Serrano, foi apresentado este Sábado, em Santarém.

O estudo centra-se na religiosidade de uma população que teve origem na região da Ria de Aveiro. Progressivamente foi-se estabelecendo na costa ocidental portuguesa até à Praia de Vieira de Leiria, e daí transitou para as margens do Tejo e do Sado.

Para o bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, “estamos perante uma via de acesso à alma de um povo peculiar como são os avieiros. As variadas crenças e práticas revelam, de forma positiva ou negativa, a integração social, a influência dos laços familiares, o nível de escolaridade, o grau da cultura enquanto visão do mundo e compreensão da vida, os valores dominantes, a relação comunitária, etc.”.

“Na origem destas expressões populares – continua o prelado no prefácio – podemos, de facto, descobrir a consciência dos limites humanos perante forças transcendentes e a necessidade de dar sentido, apoio e organização à vida humana, sobretudo em alturas de perigo ou nos momentos cruciais do nascimento, casamento e morte. Reflectem, portanto, os anseios, os sofrimentos e as esperanças deste povo.”

Com Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top