Religiões: Calendário «Celebração do Tempo 2025» apresenta a maternidade nas várias confissões

Iniciativa divulga as datas celebrativas de várias religiões

Foto: Paulinas Editora Portugal

Lisboa, 14 jan 2024 (Ecclesia) – A Paulinas Editora lançou o calendário inter-religioso “Celebração do Tempo 2025”, cujo tema é dedicado à maternidade na perspetiva de 14 confissões religiosas.

“O calendário trabalha isto em cada um dos meses e os diversos líderes religiosos vão trazer textos referindo cada uma das suas visões, dentro de cada religiosidade, sobre esse conceito de maternidade”, afirmou Lidice Meyer, coordenadora do Calendário “Celebração do Tempo 2025”, ao programa Ecclesia transmitido hoje na RTP2.

A antropóloga e historiadora das religiões realça a sintonia das várias religiões acerca da importância da maternidade, referindo que este é “um conceito universal” que todas as confissões trabalham de “forma ativa”, valorizando o papel da mulher e ao mesmo tempo o cuidado que cada fiel precisa de ter “com a criação como um todo” e com as pessoas que o integram o mundo.

“E é aí que coaduna muito com o ano do jubileu. No ano do jubileu, o Papa Francisco trabalha muito essa questão do cuidado com a criação, do cuidado com este mundo”, indica.

O calendário inter-religioso, que já está na 23ªedição, inclui as datas celebrativas religiosas e espirituais de 14 confissões religiosas de sete religiões – Hinduísmo, Tradições Chinesas, Judaísmo, Budismo, Cristianismo, Fé Bahá’í – e a sua explicação, além de efemérides nacionais e internacionais.

Lidice Meyer explica que há várias instituições envolvidas na elaboração do calendário, nomeadamente o Governo de Portugal, através da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que possui um Grupo de Trabalho Inter-religioso.

Esta estrutura fornece não só os textos presentes em cada mês do calendário, como também as datas celebrativas o que, segundo a antropóloga, faz com que o projeto “seja não só participativo, já que todas as lideranças participam na sua confeção, como também muito mais acurado, muito mais próximo realmente da necessidade de cada uma” das práticas religiosas.

A coordenadora do Calendário “Celebração do Tempo 2025” revela que os migrantes também vão estar espelhados nesta edição, proporcionando a compreensão de “diferentes atitudes e diferentes formas de conceção do mundo”.

“Muitas vezes a grande dificuldade que temos de ver um imigrante e relacionarmos com ele é justamente por não compreendermos uma forma diferente de agir, uma forma de alimentar-se de forma diferente”, sustenta Lidice Mayer, acrescentando que calendário vai ajudar a conhecer melhor os imigrantes, dentro das suas religiosidades, favorecendo a sua integração e o seu melhor bem-estar dentro do solo português.

O calendário inter-religioso está disponível para venda no site Paulina Editora, na loja física no Saldanha, em Lisboa, e nas grandes lojas.

PR/LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top