«Rejoice»: Jovens portugueses revivem experiência da JMJ, apontando ao futuro

Milhares de participantes, das várias dioceses, reúnem-se em Lisboa para encontro nacional

Foto: Agência ECCESIA/LJ

Lisboa, 20 out 2024 (Ecclesia) – Milhares de jovens portugueses participam no encontro nacional ‘Rejoice’, que se encerra hoje em Lisboa, evocando a experiência da JMJ 2023 e apontando ao futuro.

“Os jovens estão preparados para ter um papel ativo na Igreja e para passar este testemunho a outras pessoas que ainda não têm muita proximidade”, disse à Agência ECCLESIA Mariana Pires, da Diocese de Bragança Miranda, de onde chegou um grupo de 50 pessoas.

A jovem, de 20 anos, esteve no encontro mundial que reuniu mais de um milhão de pessoas com o Papa, em agosto de 2023, assumindo que a experiência “teve muito impacto” na sua vida, deixando “memórias inesquecíveis”.

“Sinto que é muito importante manter este ambiente entre a juventude e até mesmo na fé”, assinala.

Mariana Pires sente que “os jovens estão mais ativos”, apesar das dificuldades próprias de uma diocese mais pequena e do interior português, com maior “união”.

A JMJ, acrescenta, mostrou que os jovens podem assumir “o protagonismo da Igreja e na sociedade.

“Tento sempre aplicar as lições da JMJ nos pequenos gestos do dia a dia, com as pessoas que me rodeiam, até na faculdade, um espaço mais complicado para mostrar a minha fé, mas sempre de forma respeitadora e sem vergonha”, afirmou, desejando “uma Igreja que inclua, que não faça distinção entre ninguém, uma Igreja que tenha por base o amor e o respeito pelo próximo”.

Hélio Sousa e Soraia Ribeiro
Foto: Agência ECCLESIA/LJ

Hélio Sousa, de 29 anos, e Soraia Ribeiro, de 19, chegaram da Diocese do Algarve, com experiências diferentes relativamente à JMJ: Hélio não pôde participar, por compromissos profissionais, e Soraia marcou presença com um grupo, numa “experiência incrível”.

Os dois integram um grupo de 33 participantes, neste encontro nacional de jovens, que regressam a Lisboa para reviver o espírito de “alegria e entreajuda” que se viveu nos anos de preparação e celebração da JMJ.

“A Jornada Mundial veio alimentar uma luz que estava ali quase apagada e veio florescer. Há pessoas que estavam quase a sair da comunidade, agora entraram mais, interagiram mais”, realça Hélio Sousa.

Os jovens algarvios falam em “corações reconstruídos” após a JMJ 2023, aproximando muitas pessoas às comunidades católicas, com maior compromisso.

O exterior do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa, acolhe desde sábado o encontro nacional da juventude ‘Rejoice’, com mais de três mil participantes, para lembrar a experiência que trouxe o Papa a Portugal.

LJ/OC

Pastoral Juvenil: «Sigam em frente», diz Papa aos jovens do encontro nacional da juventude «Rejoice»

 

 

Partilhar:
Scroll to Top