Pastoral Juvenil: «Sigam em frente», diz Papa aos jovens do encontro nacional da juventude «Rejoice»

Mensagem vídeo foi transmitida durante Festival da Juventude, uma das atividades do encontro, que acontece este fim de semana, no Parque das Nações, em Lisboa

Foto: Arlindo Homem/Patriarcado de Lisboa

Lisboa, 20 out 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou este sábado uma mensagem vídeo aos jovens participantes do encontro nacional da juventude “Rejoice”, que acontece no exterior do Pavilhão de Portugal, em Lisboa, encorajando-os a seguir em frente.

O pontífice agradeceu aos jovens pelo encontro que assinala o primeiro aniversário da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e fez um apelo.

“Sigam em frente, a juventude tem de seguir em frente e vemo-nos depois na Coreia [do Sul], na próxima jornada. Obrigado pelo que fizeram. Recordo-vos sempre. Deus vos abençoe”, afirmou o Papa, na mensagem transmitida na parte final do Festival da Juventude do Rejoice.

O primeiro dia do encontro nacional da juventude ficou marcado pela atuação do DJ padre Guilherme, que à semelhança da JMJ Lisboa 2023, voltou a fazer vibrar os jovens, bem como pela realização do XIV Festival Nacional da Canção Mensagem, que sagrou vencedora a Diocese de Leiria-Fátima.

Antes do anúncio, o palco do Festival da Juventude recebeu o concerto de Matay, artista que nasceu em Cabo Verde, mas cresceu e viveu a vida adulta no bairro lisboeta de Chelas.

O dia terminou com a Vigília de oração, inspirada pela mensagem do Papa para o XXXIX Dia Mundial da Juventude, intitulada “Aqueles que esperam no Senhor, caminham sem se cansar”, num momento em que foram escutados testemunhos em torno da paz, nomeadamente de pessoas que viveram situações de guerra e violência.

Durante este sábado, entre as 12h00 e as 21h00, e recriando o ambiente da Jornada Mundial da Juventude, foi concebida uma Cidade da Alegria, na zona lateral contígua ao Pavilhão de Portugal.

Neste espaço, estiveram disponíveis uma Feira das Vocações, com tendas expositivas animadas por movimentos e congregações da Igreja Católica, que apresentaram as atividades e carisma aos participantes; uma capela numa tenda de oração contínua e confessionários, onde os jovens puderam receber o sacramento da confissão.

Já este domingo, a manhã vai ser dedicada aos encontros Rise Up, em várias paróquias da cidade de Lisboa.

O novo modelo de catequeses que surgiu na JMJ Lisboa 2023 vai desafiar os jovens a debater sobre a paz.

O “Rejoice” termina com a Missa de encerramento debaixo da pala do Pavilhão de Portugal, presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e animada por um coro e orquestra composta por mais de 50 jovens de todo o país, tendo alguns deles participado da mesma forma na JMJ Lisboa 2023.

LJ/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top