«Rejoice»: Numa comunidade sem grupo de jovens, «encontro nacional está a ser muito bom»

Momento de reflexão «Rise Up» na Paróquia de Cristo-Rei, na Portela,  juntou jovens do Algarve, Beja e Braga

Agência ECCLESIA/LS

Lisboa, 20 out 2024 (Ecclesia) – Riyon tem 13 anos e acompanha Rita Inácio, ambos da paróquia de São Teotónio, no encontro de reflexão ‘Rise Up’, que decorre na paróquia de Cristo-Rei, na Portela (Patriarcado de Lisboa), juntando jovens das dioceses do Algarve, Beja e Braga.

“Sinto-me muito acolhido e estou a adorar participar”, diz o jovem em inglês, a língua que serve de ponte para pertencer e integrar o encontro mas também o país que o acolheu há um ano, local onde estuda e vive em família.

Riyon é natural da Índia, está em Portugal há um ano com os pais e o irmão e participar no encontro de jovens está a ser “muito bom”.

Os dois jovens chegam da paróquia de São Teotónio, diocese de Beja, e vieram sozinhos integrados num grupo disperso da diocese de Beja.

Inês Inácio, 22 anos, vai traduzindo tudo o que se passa à volta para Riyon, e é desta forma que vai persistindo na sua vontade de ser jovem participante na Igreja.

Numa comunidade sem grupo de jovens, o convite para estar presente no encontro nacional foi prontamente aceite, depois da participação na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

“Eu participei na JMJ Lisboa 2023 e fiquei impressionada com o espirito de ajuda que encontrei. O que era necessário, havia sempre alguém a ajudar, tal como aqui – encontro o mesmo espirito”, explica a jovem.

Na paróquia de São Teotónio, Inês participa no grupo de acólitos e em tudo o que lhe é possível, procurando garantir a sua voz nas atividades.

“Com a JMJ percebi que podia ter voz e é isso que quero continuar a mostrar, por isso apesar de não haver um grupo de jovens na minha paróquia, quero continuar a participar no que for possível”, explica.

No ‘Rise Up’, as jovens animadoras Maria e Inês, do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Algarve vão lançando perguntas que mais tarde vão conduzir a reflexão dos jovens divididos em grupo.

«Já sentiste conflitos interiores, já ajudaste um amigo a resolver algum conflito? Achas que a paz mundial é responsabilidade de todos? Concordas que a paz está relacionada com o respeito pelo outro? Pensas que a paz deve ser ensinada nas escolas? Achas que a paz pode ser alcançada sem dialogo entre as pessoas?»

O encontro ‘Rise Up’ conta com a presença de D. Manuel Quintas, bispo de Algarve, que acompanha mais de 100 jovens desta diocese com vontade de continuar a apostar no acompanhamento, na formação e, “em levar, acima de tudo a figura de Cristo aos jovens”, indica João Costa, do secretariado da pastoral juvenil do Algarve.

“Os jovens querem reviver o espirito de entusiasmo da JMJ Lisboa 2023 por isso viemos e queremos continuar a apostar no acompanhamento, na formação, na comunicação a estabelecer com os jovens”, finaliza.

LS

Partilhar:
Scroll to Top