Região Norte aposta na Semana Santa de Braga

«Temos de mostrar a riqueza do património religioso, porque nesta altura as pessoas agarram-se muito mais à fé», refere responsável do setor

Lisboa, 01 mar 2012 (Ecclesia) – A entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPN) vai apostar na Semana Santa de Braga como “proposta diferenciadora” para contornar a crise que atinge o setor.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, esta quarta-feira, durante a abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa, o administrador delegado da TPN, para a área do Turismo Religioso, reconheceu a “quebra” que se está a sentir e sublinhou a necessidade de “aproveitar as janelas de oportunidade” que vão surgindo.

“Temos de mostrar a nossa riqueza ao nível do património religioso e não só, até porque nesta altura as pessoas agarram-se muito mais à fé”, aponta Marco Sousa.

Todos os anos, a Semana Santa de Braga sobressai como um dos acontecimentos mais relevantes, em termos religiosos e culturais, para a região norte do país.

Segundo o administrador delegado da TPN, a importância do evento de 2012 sai reforçada com a elevação de Braga a Capital Europeia da Juventude e vai merecer ampla “publicidade”, através de uma “campanha de comunicação nos jornais e na televisão”.

O programa da Semana Santa, que decorre entre 30 de Março e 8 de abril, integra “uma procissão dedicada e organizada pelos jovens”, uma via-sacra que terá lugar no dia 31 de março, na Praça do Município de Braga.

Esta iniciativa terá lugar na véspera do Dia Internacional da Juventude, que será organizado pela Pastoral Juvenil da Arquidiocese.

Entre as propostas que vão ser colocadas à disposição dos turistas e peregrinos, por parte da entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, destaque também para o projeto “Douto Religioso”.

Um investimento de cerca de 400 mil euros possibilitou a criação das rotas “Douro Maravilhoso”, “Paisagens e Religião” e “Douro a Sete Chaves”, que procuram valorizar dezenas de monumentos e centenas de objetos religiosos existentes naquele território.

Neste momento, a obra “já está quase concluída”, adianta Marco Sousa, faltando apenas “finalizar os audioguias” que funcionarão como um complemento informativo no decorrer das visitas.

Em parceria com o Secretariado de Liturgia da Diocese do Porto e o Departamento dos Bens Culturais da Igreja, a TPN continua este ano a desenvolver a iniciativa “Viagens com Alma”, que procura apresentar o património religioso de forma “apelativa e inovadora”.

“Lançámos ainda um roteiro dos monumentos a Norte, com 57 monumentos distribuídos por 37 municípios e que inclui muitos monumentos religiosos”, conclui o membro daquela organização.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top