Refugiados: Superiores Maiores Jesuítas querem «políticas mais justas e eficazes»

Responsáveis na Europa apelam à «solidariedade e hospitalidade»

Lisboa, 20 out 2015 (Ecclesia) – A Conferência Europeia de Provinciais Jesuítas, reunida em assembleia geral, lançou um apelo à solidariedade para com as “centenas de milhares de refugiados” que fogem de países “devastados” pela guerra e “merecem” proteção e apelam a “novas políticas”.

“É necessário um sistema europeu de asilo mais justo e eficaz. Nesta situação, são fundamentais a hospitalidade e as boas políticas de integração”, analisam os superiores maiores da Europa consideram que o “sistema atual” de controlo de fronteiras “não está a funcionar.”

Na declaração enviada à Agência ECCLESIA, pela Província Portuguesa da Companhia de Jesus (Jesuítas), os responsáveis alertam que é preciso “mais solidariedade na Europa” e consideram que os processos de concessão de asilo e as condições de acolhimento “não deveriam ser exclusivos dos países que estão na linha da frente”.

Neste contexto, revelam-se “surpreendidos” por alguns políticos aproveitarem a situação dos refugiados para “tentar obter vantagens eleitorais” e “alimentem” o medo ao invés de terem iniciativas “corajosas para novas políticas”.

Na declaração contextualizam que a resposta da Companhia de Jesus, “nas últimas décadas”, manifesta-se no JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados, que também apoiam comunidades de migrantes, e destacam a ação deste serviço na Grécia e na Hungria.

“O seu trabalho é um testemunho que a integração é possível, que os nossos receios são muitas vezes infundados, que diferentes culturas e religiões podem comunicar entre si”, explicam sobre um testemunho que hoje “é mais necessário do que nunca”.

Os provinciais jesuítas revelam que vão “continuar a discernir” sobre como trabalhar para “enfrentar” o desafio atual que são as vagas de refugiados o que inclui “educar” os jovens dos seus colégios e universidades para uma “atitude compassiva” para com os estrangeiros.

Construir uma Europa onde “solidariedade e hospitalidade” não sejam meras palavras mas tornem-se “atos concretos” é o propósito da Conferência Europeia de Provinciais Jesuítas.

CB

Partilhar:
Scroll to Top