Refugiados: Jesuítas destacam 315 projetos de acolhimento em 9 países europeus

Escolha em Portugal recaiu em iniciativa de uma confraria na Vila da Nazaré

Lisboa, 27 out 2017 (Ecclesia) – Um projeto intitulado ‘I get you’, do Serviço Jesuíta aos Refugiados, está a permitir dar a conhecer “315 iniciativas de acolhimento a imigrantes e refugiados em 9 países europeus”.

De acordo com este organismo sociocaritativo da Companhia de Jesus, os casos escolhidos e apresentados em vídeo são provenientes de Portugal, Bélgica, França, Espanha, Alemanha, Malta, Itália, Roménia e Croácia.

No caso do nosso país, o projeto retratado fica na Vila da Nazaré, e é coordenado pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.

Neste âmbito, recordamos que a Agência ECCLESIA fez no início deste ano uma reportagem junto da referida confraria, que integra a plataforma portuguesa de apoio aos refugiados.

Um trabalho com o presidente da instituição, Nuno Batalha, e com a família Kabouk, vinda de Damasco, na Síria, em que ficou claro o empenho em fazer com que estas pessoas se sintam o mais integradas possível e possam ter condições para construírem o seu futuro, com autonomia.

Nos videos do Serviço Jesuíta aos Refugiados, vem retratada a história do jovem Saddam e dos seus pais, Moshira e Talal, também provenientes da Síria.

E a solidariedade que se tem gerado no meio da comunidade local, com as pessoas a colaborarem para que esta família tenha um futuro mais risonho, e deixe para trás as recordações da guerra e as agruras da fuga que a trouxe até Portugal.

“Sempre que olho para o mar lembro-me do que passámos, mas agora já não sentimos medo. Agora sinto felicidade quando olho para o mar, porque a vista é muito bonita”, confidencia Moshira, a mãe.

O projeto ‘I get you’, que em português significa ‘sei o que sentes’ é composto por vídeos breves, de cerca de 4 minutos, e é cofinanciado pelo Programa para os Direitos, Igualdade e Cidadania, da União Europeia.

JCP

 

Partilhar:
Scroll to Top