Refugiados: Inauguração de centro de acolhimento em Vendas Novas mostra «vocação de abertura, de inclusão e de tolerância» de Portugal – Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa destacou «determinação» e «sentido de missão» das organizações envolvidas

 

Vendas Novas, 20 jun 2024 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa agradeceu a todos os que contribuíram para a inauguração do Centro de Acolhimento para Refugiados, que decorreu hoje em Vendas Novas (Arquidiocese de Évora), sublinhando a “abertura”, “inclusão” e “tolerância” do país.

“Poucas iniciativas podem resultar em tanto orgulho e honra para o nosso país, momento que nos reúne hoje, inaugurando um novo centro de acolhimento para refugiados, que afirma o que Portugal e os portugueses sempre têm demonstrado: a vocação de abertura, de inclusão e de tolerância nos caracteriza e sempre caracterizou”, escreveu Marcelo rebelo de Sousa, numa mensagem que foi lida durante a cerimónia desta manhã.

O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS-Portugal) e a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana inauguraram este centro, no Dia Mundial dos Refugiados.

“Fazê-lo, neste dia 20 de junho, em que as Nações Unidas nos instam a reforçar a mensagem de solidariedade e de tolerância face à discriminação daqueles que acolhemos, é também afirmar que não abdicamos desse imperativo de consciência”, destacou o presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o caminho feito pelo JRS, que ao chegar a Vendas Novas, à planície alentejana, “teve de ultrapassar uma montanha de obstáculos feitos de burocracia, de necessidades de financiamento, de indecisões a todo o nível”.

“Mas sei também da determinação e do sentido de missão que sempre caracterizou esta vossa organização. Portugal orgulha-se daqueles que não abdicam dos seus princípios e que, face às dificuldades crescentes, num plano nacional como internacional, contribuem para honrar os compromissos de hospitalidade e acolhimento assumidos pelo Estado português”, salientou.

No final da mensagem, o presidente da República agradeceu “a todos os que contribuíram para fazer deste centro uma realidade, saudando igualmente todos aqueles que serão acolhidos pelo contributo que trazem ao futuro de Portugal”.

Na sessão participaram o diretor geral do JRS Portugal, André Costa Jorge; o provincial dos Salesianos, padre Tarcízio Morais; o provincial da Companhia de Jesus, padre Miguel Almeida; e o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

Também o secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Costa Freitas, e o presidente da Câmara Municipal de Vendas, Valentino Cunha, marcaram presença na inauguração, que contou com o testemunho pessoal de uma pessoa refugiada, Hamed Hamdard.

HM/LJ/OC

Refugiados/Portugal: JRS e Salesianos uniram esforços para abrir novo centro de acolhimento, «ao serviço de quem mais precisa» (c/fotos)

Partilhar:
Scroll to Top