«Redescobrir a memória exemplar das Ordens»

Votos de Cavaco Silva para o Congresso Internacional das Ordens e Congregações Religiosas, a decorrer em Lisboa

O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, deixou hoje votos de que seja possível “redescobrir a memória exemplar das Ordens”, numa mensagem lida no início do Congresso Internacional das Ordens e Congregações Religiosas em Portugal, a decorrer em Lisboa.

A mensagem de Cavaco Silva saúda o início do evento, considerando-o “um ponto de viragem” no conhecimento daquelas instituições da igreja, “da sua espiritualidade, da sua história e projecção no mundo”.

O presidente da República Portuguesa espera que esta seja uma oportunidade para “redescobrir a memória exemplar das Ordens e Congregações, através de um estudo sereno, de um debate desapaixonado, objectivo e livre”.

Nesse contexto, recordou “o contributo essencial que elas deram, para espalhar o nome de Portugal e o universalismo da nossa cultura por todos os cantos do planeta”.

Cavaco Silva apelidou ainda de “pioneira” a acção das Ordens e Congregações Religiosas na chamada “primeira globalização”, na época dos Descobrimentos, porque “os seus membros nunca hesitaram estar na linha da frente, mesmo quando isso implicava arriscar a própria vida”.

O Congresso Internacional das Ordens e Congregações Religiosas em Portugal, “Memória, Presença e Diásporas”, prolonga-se até dia 5 de Novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O evento conta com cerca de 200 conferencistas, vindos dos mais diversos países do mundo, e ainda com a participação de mais de 500 pessoas.

Partilhar:
Scroll to Top