Cardeal afirma que «jovens com todas as suas novidades e anseios» devem estar no centro das atenções
Leiria, 04 out 2018 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Leiria-Fátima criou um perfil na rede social Instagram, vocacionada para fotografia e pequenos vídeos, que lançou esta quarta-feira, 3 de outubro, pelo início dos trabalhos do Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens.
“No próximo biénio, queremos sair ao encontro de uma das realidades que neste momento mais solicita o cuidado pastoral e deve estar no centro da nossa atenção, a saber, os jovens com todas as suas novidades e anseios”, escreveu o bispo diocesano na primeira publicação na conta @antonio.a.marto.
O Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima sublinha que D. António Marto quer “dirigir-se mais particularmente” aos jovens e esta presença “manifesta” o seu “desejo expresso de ir ao encontro”.
“A opção pelo Instagram e não outra rede, explica-se por ser, crescentemente, uma das mais preferidas pela juventude, a quem o bispo diocesano quer dirigir-se mais particularmente”, informa um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
O perfil do cardeal português no Instagram, na rede social vocacionada para a partilha de fotografias e vídeos, foi lançado esta quarta-feira, 3 de outubro, em sintonia com a abertura do Sínodo dos Bispos que vai dedicar-se ao tema da juventude – ‘os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ -, até dia 28 deste mês.
A 15.ª assembleia do Sínodo dos Bispos conta com 267 representantes dos bispos católicos de todo o mundo, onde se contam 34 jovens, entre 18 e 29 anos, além de especialista, convidados e colaboradores, num total de mais de 400 pessoas.
D. António Marto pretende promover o “acolhimento” e a “integração” dos jovens na comunidade cristã e a Diocese de Leiria-Fátima vai dedicar os próximos dois anos a esta realidade, com o tema ‘jovens, fé e vocação’.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o bispo diocesano já tinha adiantado que o biénio tem três objetivos gerais: “Ajudar os jovens a encontrar e percorrer caminhos de descoberta de Jesus Cristo e da sua proposta de vida e missão; promover o encontro, o acolhimento e a integração dos jovens na comunidade cristã; acompanhar e discernir, em ordem à descoberta da fé e da vocação.”
O Papa Francisco, por exemplo, também tem o perfil «@Franciscus» no Instagram, contando com mais de cinco milhões de seguidores nesta rede social.
CB/PR
https://www.instagram.com/p/BodzJvpFs5C/?taken-by=antonio.a.marto