Redes Sociais: «Aparecer a qualquer custo não é só de agora» realça D. Manuel Clemente

Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais comenta casos de violência registados no Facebook

Lisboa, 03 jun 2011 (Ecclesia) – D. Manuel Clemente considera que os casos de violência que têm sido filmados e partilhados através do Facebook “revelam uma tendência que já anda há muito natureza humana”, agora “potenciada” pela tecnologia.

“O aparecer a qualquer custo, a imagem que se ganha, mesmo da forma mais negativa, não é só do mundo digital atual, tem que se resolver mais interpessoalmente com bom censo social e sobretudo, também do lado dos espetadores” sublinha o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais da Igreja Católica, em entrevista concedida esta quinta-feira à Antena 1.

Recentemente, foi tornado público o caso de um vídeo posto a circular no Facebook, em que se via duas raparigas, de 15 e 16 anos, a agredirem outra com 13 anos.

A cena foi filmada através de telemóvel por um rapaz de 18 anos que, depois, a colocou a circular nas redes sociais.

Para o bispo do Porto, o que está em causa é a “extrapolação ao máximo de qualquer coisa que deveria ser particularmente tratada, neste caso, até pedagogicamente tratada”.

O que se passa atualmente no mundo da comunicação revela “velhas mazelas que a sociedade só poderá ultrapassar com o desenvolvimento da consciência e da responsabilidade” conclui.

Antena1/JCP  

Partilhar:
Scroll to Top