Redentoristas preparam Capítulo Geral

“Reestruturação para a missão: Esperança em acção” é o tema da assembleia

A Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) iniciará a 19 de Outubro o seu 24.º Capítulo Geral, que decorrerá em Roma.

Os 107 delegados, em representação dos quase 5.500 Redentoristas dispersos por 78 países, analisarão o estado da ordem e a sua futura orientação.

Durante o encontro será escolhido o sucessor do 16.º superior geral, Pe. Joseph Tobin, que completou dois mandatos de seis anos, tempo máximo permitido pelos Estatutos; serão igualmente eleitos os seus seis conselheiros.

Fases de preparação

A preparação desta assembleia começou há mais de dois anos, tendo-se intensificado a partir de Janeiro.

No primeiro semestre de 2009, os delegados reuniram-se de acordo com as seis grandes zonas em que a congregação se divide: África, América Latina e Caribe, América do Norte, Ásia e Oceânia, Europa do Norte e Europa do Sul. Os participantes apresentaram propostas para a agenda do Capítulo Geral e contribuíram para a elaboração do documento de trabalho.

Durante os encontros regionais foram também analisadas as propostas enviadas pelos Redentoristas de todo o mundo, tendo sido escolhidas as que serão discutidas no Capítulo.

Reestruturar para a missão

Durante o último sexénio, uma comissão internacional constituída por membros da congregação estudou as estruturas da ordem. Os resultados deste trabalho serão apresentados durante a assembleia. “É de esperar que as decisões resultantes reforcem a capacidade dos Redentoristas de anunciar o Evangelho aos pobres abandonados”, afirmou o Pe. Gary Ziuraitis à Agência Zenit.

O Capítulo iniciar-se-á com um dia de retiro, orientado por D. Gianfranco Gardin, secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

Nos dias seguintes, os delegados apreciarão um relatório sobre o estado da congregação, apresentado pelo Pe. Tobin, antes de passar a outras tarefas. A assembleia deverá ter a duração aproximada de um mês.

Os Redentoristas foram fundados a 9 de Novembro de 1732 por Santo Afonso de Ligório, com o objectivo de anunciar aos pobres a Palavra de Deus.

Em Portugal, a ordem tem casas em Guimarães, Porto, Vila Nova de Gaia, Castelo Branco, Lisboa, e Lagos.

Com Zenit

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR