«Noite XP ComPaixão» atravessa toda a madrugada, numa directa diferente
Os últimos passos da vida de Jesus vão ser recordados por centenas de jovens nas ruas do Porto e Vila Nova de Gaia durante a noite de 26 para 27 de Março (Sexta e Sábado), naquela que pretende ser uma “directa com Deus”.
A iniciativa pretende reviver a Paixão de Cristo numa linguagem actual, com recurso a meios teatrais e cénicos baseados nos textos bíblicos sobre o julgamento, condenação, morte e ressurreição.
O Pe. António Bacelar, director da Pastoral Universitária da diocese do Porto, entidade responsável pela “Noite XP ComPaixão”, sublinha que a sua preparação inclui “dezenas de voluntários” daquele Organismo e do Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loiola, ligado aos Jesuítas.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o sacerdote reconheceu que os vários significados da palavra “paixão” – que muitos jovens associam ao desejo ou concretização de um envolvimento sentimental com outra pessoa – exigem “um esforço de tradução”.
“É a Paixão de Jesus por nós que torna possível todas as nossas paixões, antes de mais por Ele e por uma certeza de vida, bem como pela História, pelo mundo, pela humanidade e pela Igreja”, salientou o Pe. António Bacelar.
“Gostaríamos de passar a mensagem que a verdade e o horizonte dessas paixões se podem encontrar na paixão primeira, que é a de Deus pela pessoa”, acrescentou.
O programa, que arranca às 21h30 de Sexta-feira e termina depois das 6h00 da manhã de Sábado, é prioritariamente dirigido aos universitários, embora as actividades estejam abertas a toda a população, especialmente os jovens.
“Não deixaremos de tocar as pessoas que passem nas ruas, porque esse é também o objectivo de trazer a Paixão de Jesus à cidade”, assinalou o responsável.
Para o Pe. António Bacelar, a actividade mais marcante será a celebração da missa, que além de contar com “a presença e a presidência do nosso bispo, D. Manuel”, ocorrerá num “lugar menos usual”, como são as caves do Vinho do Porto.
Entre os momentos que “poderão surpreender”, o director da Pastoral Universitária destacou “o anúncio deste Jesus do Porto, que incomoda e transtorna a vida de muita gente”, e a Paixão de Cristo, “encenada no belíssimo átrio da estação de São Bento”.
O itinerário nocturno respeitará o descanso dos habitantes mas ao nascer do sol a população vai encontrar vestígios dessa passagem: “Obviamente não vamos despertar as pessoas mas gostávamos de deixar um sinal de que alguma coisa se passou nas ruas da cidade durante a noite”, referiu o Pe. António Bacelar.
As inscrições para a “Noite XP ComPaixão”, actividade mais importante de Março da “Missão 2010”, terminam esta Quarta-feira.
Desde Janeiro que a diocese do Porto está envolvida na “Missão 2010”, conjunto de actividades relacionadas com o testemunho da mensagem cristã. O primeiro mês do ano
foi dedicado ao “Anúncio”, Fevereiro à “Alegria” e Março à “(Com)paixão”. Em Abril, o tema escolhido será “(Com)Vida”, numa alusão à ressurreição de Cristo.
Programa
Vila Nova de Gaia
21h30
Acolhimento (Praça Sandeman)
22h00
Celebração da Eucaristia presidida por D. Manuel Clemente (Espaço Ferreirinha)
Percurso: Corpus Christi – Rua Guilherme Braga
00h30
O Jardim das Oliveiras num Armazém de Gaia (Armazém do Arbo)
Percurso: Travessa Cândido dos Reis – Rua General Torres – Jardim do Morro – Tabuleiro Superior Ponte D. Luís
Porto
Percurso: Avenida da Ponte – passeio lado esquerdo
02h00
Julgamento do Jesus do Porto (Estação de Metro de São Bento)
Percurso: Estação de São Bento (refeição ligeira), Rua das Flores, Rua do Ferraz, Rua da Vitória
03h30
Vigília (Igreja de São Bento da Vitória)
Percurso: Rua das Taipas, Passeio das Virtudes, Rua de Azevedo de Albuquerque, Rua do Rosário, Rua de Miguel Bombarda, Rua da Boa Nova, Rua de Vilar
05h00
Festa (Casa Diocesana de Vilar)
06h00
Percurso: Rua de Vilar, Rua D. Pedro V, Rua do Bom Sucesso, Mercado do Bom Sucesso, Rotunda da Boavista, Avenida de França, Estação de Metro Casa Música.