«Realidade angustiante» do desemprego jovem

Lisandra Rodrigues, nova coordenadora nacional da JOC, sublinha necessidade de aprofundar intervenção junto das entidades que têm «poder de decisão»

Aveiro, 15 fev 2014 (Ecclesia) – Lisandra Rodrigues é a nova coordenadora nacional da Juventude Operária Católica e vai iniciar funções no próximo dia 1 de abril.

Em entrevista concedida hoje à Agência ECCLESIA, a nova responsável traça como prioridade para o seu mandato envolver cada vez mais o movimento na procura de soluções que permitam contrariar a “realidade angustiante” do desemprego jovem.

A partir do trabalho nas dioceses, com base na mensagem cristã e numa filosofia que assenta muito na dinâmica de grupo, é possível dar aos mais novos “esperança, confiança” e ao mesmo tempo ajudá-los a “perceber”, diante das dificuldades, onde estão “as respostas e o alento que precisam para continuarem o seu caminho”, realça Lisandra Rodrigues.

Por outro lado, a nova coordenadora da JOC quer aprofundar a intervenção do movimento junto das entidades políticas e sociais que têm “um poder de decisão muito mais concreto e direto”.

Aqui estão incluídas não só as instâncias governamentais mas também “os sindicatos” e plataformas como “o Conselho Nacional da Juventude e outros movimentos de jovens que se mobilizam face aos problemas”.

“Não faz sentido a JOC estar fechada em si própria, ela não faz passar a sua mensagem, a sua proposta de vida se não a partilhar com outros”, sublinha Lisandra Rodrigues.

A nova coordenadora da Juventude Operária Católica entrou no movimento em 2005 e destaca que foi através da sua vivência dentro do organismo que aprendeu a ser mais “otimista e proactiva” perante os desafios, sobretudo quando foi confrontada com a realidade laboral.

Foi também dentro do movimento que aprendeu a “aprofundar a sua fé” e a “agarrar-se” aos valores cristãos na definição de um rumo para a sua vida.

“É óbvio que é difícil aplicar estes princípios, pois encontram-se muitas pessoas diferentes, muitas contrariedades, entidades laborais que dificultam um bocadinho a vida, mas é preciso com a nossa atitude demonstrar que acreditamos numa coisa diferente”, conclui a antiga responsável pela JOC na Diocese do Porto.

Lisandra Rodrigues encabeça a única lista candidata à presidência da Juventude Operária Católica, que vai a sufrágio este domingo durante a Assembleia Nacional Extraordinária do movimento, na Gafanha da Nazaré, em Aveiro.

PR/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top