RD Congo: Grupo radical atacou igreja, provocando dezenas de mortes

Vítimas incluem várias crianças, denuncia missionário português no país

Foto: Fundação AIS (imagem de arquivo)

Lisboa, 28 jul 2025 (Ecclesia) – Um grupo ligado às Forças Democráticas Aliadas (ADF), compostas por ex-rebeldes ugandeses, atacou este domingo uma igreja católica na República Democrática do Congo (RDC), provocando cerca de 40 mortes.

Segundo a fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o ataque aconteceu na localidade de Komanda, em Ituri, no leste da  RDC.

“Os crentes, que se encontravam na igreja a rezar, foram assassinados a tiro ou com golpes de catanas por elementos das Forças Democráticas Aliadas, grupo que jurou lealdade ao Estado Islâmico”, precisa a instituição.

O missionário português Marcelo Oliveira diz, em mensagem enviada para a Fundação AIS em Lisboa, que os “rebeldes assassinaram uma quantidade imensa de crianças”.

Este é o terceiro ataque de “extrema gravidade” executado por estes terroristas na região, desde o início do ano, acrescenta a organização católica.

A ADF opera na zona fronteiriça entre Uganda e Congo e tem realizado ataques regulares contra a população civil, sendo responsável pela morte de milhares de pessoas.

OC

Partilhar:
Scroll to Top