A Rádio Sim, do Grupo r/com – renascença comunicação multimédia, surgiu em 2008, orientada para um público sénior: define-se por ser uma rádio tranquila, com música até finais dos anos 70, com especial incidência na música portuguesa.
A emissão é feita a partir de diversos locais do país, nomeadamente de Lisboa, Porto, Braga e Évora, “procurando trazer para a antena os principais assuntos do país e os acontecimentos que marcam o dia a dia de cada região”, refere o Departamento de Relações Públicas da estação.
Com uma rede nacional de emissores em Onda Média e FM nas principais cidades do país, a Rádio SIM conta com mais de 89 mil ouvintes diários. O seu objetivo é chegar diretamente ao público com mais de 55 anos, acompanhar os seus hábitos de vida, responder aos seus interesses mais imediatos, falar dos assuntos que os mobilizam e passar as músicas de que gostam.
Segundo os responsáveis da emissora católica, “o público a quem se destina esta rádio está incompreensivelmente afastado dos centros de interesse. Incompreensivelmente porque é cada vez mais vasto, atendendo ao inegável aumento da esperança de vida”.
“A evolução da qualidade de vida destas pessoas não tem sido acompanhada de um esforço de aproximação, por parte dos grandes media. Como se este público, à semelhança de todos os outros, não merecesse ou não precisasse de programas, informação, música e atenção específicas”, acrescentam.
Os programas da Rádio Sim privilegiam assuntos específicos do público a que se destinam: a família – o seu papel de avós é muito importante para a maioria; a saúde – à medida que a idade avança, a saúde fragiliza-se e essas preocupações ganham cada vez mais espaço; a solidariedade – o tempo livre pode ser canalizado, por exemplo, para ações de voluntariado; a ocupação de tempos livres – com mais tempo esta faixa de auditório pode ser incentivada a atividades até aqui menos habituais (viagens, espetáculos, exposições); a atualidade – manter-se bem informado vai para além da idade.
No âmbito da parceria existente entre a PT e o Grupo renascença comunicação multimédia, a Rádio SIM acaba de estabelecer um acordo de intercâmbio com o Site Idade Maior, procurando desta forma otimizar as sinergias que naturalmente existem entre ambos os meios.
O Site Idade Maior é, tal como a Rádio SIM, dirigido a um público com mais de 55 anos e oferece “informação especializada e de qualidade a todos aqueles que entraram numa fase da vida em que o que conta é saber viver”.
A partir de agora o Portal Idade Maior conta com uma Crónica Semanal, da autoria dos vários locutores da Rádio SIM, e com uma rubrica diária – Em Boa Idade – onde se sugerem vários programas e atividades culturais, a acontecerem de norte a sul do país.
Segundo Dina Isabel, a diretora de antena da Rádio SIM, “estas parcerias são cada vez mais importantes porque são sinergias que beneficiam ambas as partes na procura de novos públicos. A parceria com o Sapo é, por isso, muito importante para nós”.
OC