Quénia: Festa africana na primeira Missa presidida pelo Papa

Missionário português testemunha ambiente de euforia que nem a chuva travou

Nairobi, 26 nov 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco preside esta manhã à Missa em solo africano, pela primeira vez na sua vida, numa celebração que levou dezenas de milhares de pessoas às ruas de Nairobi.

O missionário português Filipe Resende, dos Combonianos, relata à Agência ECCLESIA que “milhares e milhares de pessoas já se encontram no recinto da Universidade de Nairobi”, onde se começaram a concentrar desde o fim da madrugada, apesar do dia “cinzento e de chuva”.

Mais de 200 mil pessoas vão acompanhar o Papa e o missionário português, há vários anos no Quénia, elogia a “a alegria, a paciência e a determinação”, desta população, que enfrentou ainda alguns problemas com a organização da equipa de segurança.

“Ainda assim, o sorriso está estampado na face das pessoas que, aliás, consideram chuva um sinal de bênção”, acrescenta o padre Filipe Resende.

O religioso trabalha numa das paróquias de periferia de Nairobi, Kariobangi, onde se situa também um dos vários bairros de lata de Korogocho, ladeada pela maior lixeira da África oriental, o ‘dumping site’ de Dandorra.

“Na paróquia habitam cerca de 300 mil habitantes e é um mundo à parte neste país de contrastes”, confessa.

Os Missionários Combonianos promovem projetos de cariz social que incluem a reabilitação de crianças de rua, ajuda a doentes de HIV/SIDA, escolas informais para órfãos e crianças pobres ou dispensários.

O programa do Papa nesta quinta-feira inclui um encontro com o clero e os religiosos do Quénia e a visita ao escritório da ONU em Nairobi, onde vai discursar sobre questões ambientais.

Esta intervenção deverá ter em vista a cimeira de Paris sobre o clima (COP 21), que se inicia na próxima semana.

Na sexta-feira, Francisco começa por visitar o bairro pobre de Kangemi, junto da comunidade jesuíta da Paróquia de São José operário.

O padre Filipe Resende e um grupo de 50 benfeitores vão acompanhar este encontro do Papa com habitantes dos bairros de lata da capital queniana.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top