«Pegadas de misericórdia», uma proposta para a catequese, as famílias e as comunidades
Leiria, 27 jan 2016 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima propõe para esta Quaresma a campanha ‘Pegadas de misericórdia’, ao “encontro com a Misericórdia de Deus”, que se expresse na vivência das obras de misericórdia espirituais.
O Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima explica que a base para esta proposta de caminhada é a liturgia, “centrando a atenção nos textos do Evangelho de cada domingo, a partir do qual se propõe a vivência de uma das obras de misericórdia espirituais”.
Esta proposta para a catequese mas também para as famílias e as comunidades da diocese apresenta quatro objetivos, incentivando o primeiro a viver a Quaresma como um “’tempo oportuno’ para acolher e expressar a misericórdia de Deus”.
“Aprofundar o conhecimento das obras de misericórdia espirituais; Promover o diálogo, a reflexão e a oração em família; Motivar para a participação das famílias na comunidade”, são os outros três propósitos.
No início da Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas (10 de fevereiro) ou no primeiro domingo, as crianças e os adolescentes vão levar para casa uma folha com um “sinal de trânsito, duas pegadas”, e desenham uma pegada sempre que praticarem a ação – obra de misericórdia espiritual – dessa semana.
O material de apoio tem ainda uma proposta de reflexão e oração, para “rezar em família”, depois semanalmente levam o resultado do seu percurso, representada em pegadas, para a catequese ou comunidade.
Ao longo de cada semana até à Páscoa, o convite através de sinais de trânsito é, por exemplo, a “dar bom conselho”, “consolar os tristes” e “ensinar os ignorantes”, neste caso concreto, a “ajudar a compreender melhor a mensagem de Jesus”.
No Domingo de Ramos são incentivados a “suportar com paciência as fraquezas do próximo” e na Páscoa a “rezar a Deus pelos vivos e defuntos”, respetivamente a 20 e 27 de março.
O Serviço de Catequese de Leiria-Fátima assinala ainda que “Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia”, em quem a diocese centra as “atenções ao longo deste ano” também vai estar presente ao longo deste percurso, mais propriamente no quinto domingo da Quaresma, com a Peregrinação Diocesana a Fátima, a 13 de março.
“Será a grande oportunidade para nos voltarmos para a Mãe que nos revela o rosto misericordioso de Deus”, explicam os responsáveis.
A Quaresma que se inicia com a celebração de Cinzas, este ano a 10 de fevereiro, é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.
CB/OC