Quaresma: Proposta da Diocese de Santarém exorta à renovação da fé e à prática da caridade

«Encontrar Cristo, Amar o Irmão» é o tema do itinerário publicado pelo setor pastoral da Catequese

Santarém, 13 fev 2014 (Ecclesia) – A caminhada quaresmal proposta pela Diocese de Santarém desafia as famílias a refletirem sobre a importância da fé e incentiva as pessoas, sobretudo os mais novos, à prática da caridade.

“Que lugar tem Deus na minha vida”, “Como participo na missa”, “Estou cego aos problemas dos outros”, são algumas das questões incluídas no itinerário preparado pelo Secretariado Diocesano da Catequese (SDC) para o Tempo da Quaresma, enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Dedicada ao tema “Encontrar Cristo, Amar do Irmão”, a proposta recorda que o tempo litúrgico que se vai iniciar dia 5 de março, Quarta-Feira de Cinzas, “é por excelência um tempo de cada cristão renovar o seu encontro pessoal com Jesus Cristo”.

Um encontro que, de acordo com os textos preparados pelo SDC de Santarém, se faz não só a partir da oração, da participação nos sacramentos, do jejum e da abstinência, mas também através de um envolvimento renovado na vida da comunidade e da atenção aos mais desfavorecidos.

Entre as sugestões contidas no itinerário, feitas sobretudo aos mais novos, destacam-se iniciativas como a recolha de bens e alimentos para pessoas carenciadas e a realização de visitas a lares ou a outras instituições de apoio social.

A Quaresma é um período de 40 dias, excetuando os domingos, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, que este ano se celebra a 20 de abril.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top