Quaresma: Projeto «Lent2face» convida a refletir com Madre Teresa de Calcutá

Criador de grupo católico no Facebook diz que recordar a vida da religiosa faz todo o sentido num tempo destinado à «interioridade» e atenção ao próximo

Lisboa, 29 fev 2012 (Ecclesia) – O projeto “Lent2face”, que junta atualmente mais de três mil pessoas através da rede social Facebook, propõe para a Quaresma deste ano uma reflexão à volta da figura de Madre Teresa de Calcutá.

Em entrevista ao programa Ecclesia de hoje, na Antena 1 o criador daquele grupo considera que o exemplo de vida da religiosa (1910-1997), beatificada por João Paulo II em 2003, pode acrescentar muito a um tempo litúrgico que funciona como “chamada de atenção para estar mais aberto ao outro”.

A fundadora das Missionárias da Caridade era alguém que conseguia “ver no outro que sofre Jesus Cristo” e “que sabia que era importante rezar”, destaca o professor Bento Oliveira, numa emissão que pode ser acompanhada a partir das 22h45.

Durante o período de preparação para a Páscoa, a página “Lent2face” vai apresentar “pensamento e palavras que Madre Teresa deixou”, para ajudar os fiéis a corresponderem ao desafio de “interioridade” que a caminhada encerra.

Para Bento Oliveira, docente da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, a Quaresma é sobretudo uma oportunidade para “mudar de vida” e foi com esse espírito que deu início ao projeto “Lent2face”, em 2011.

Segundo aquele responsável, trata-se de uma página que incentiva as pessoas a partilharem dúvidas, ideias, propostas, “coisas muito básicas” mas que podem ajudar a construir uma base “dignificante” para a comunidade.

“O importante é semear, onde cai já depende da forma como cada um acolhe a mensagem”, sublinha o docente, que já não se sente, neste momento, “dono” deste trabalho, que “veio valorizar muito a sua Quaresma”.

“O grupo vai sendo alimentado por várias fontes” e “há muita gente a partilhar o que se faz nas suas paróquias”, salienta.

O programa da Igreja Católica na Antena 1 está a apresentar um conjunto de testemunhos relacionados com a caminhada quaresmal, envolvendo figuras ligadas às áreas da cultura, educação, música e religião.

A Quaresma, que começou com a celebração de cinzas, no último dia 22, é um período de 40 dias – excetuando os domingos – marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que servem de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, este ano celebrada a 8 de abril.

PRE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top