Quaresma: «Podemos estar tão cheios de Deus que já não temos espaço para Deus» – Padre Adelino Ascenso

Percurso inspirado na «Mística do Arado» evoca lições dos «calcanhares gretados» de peregrinos no Tibete

 

Lisboa, 15 mar 2024 (Ecclesia) – O padre Adelino Ascenso, superior geral dos Missionários da Boa Nova, apelou ao despojamento interior, no caminho de preparação para a Páscoa, permitindo encontrar espaço para Deus.

“Podemos estar tão cheios de Deus que já não temos espaço para Deus”, referiu o sacerdote, no quinto encontro do percurso quaresmal, inspirado pela sua obra ‘A Mística do Arado’.

O entrevistado destaca a importância de valorizar as “coisas triviais” do quotidiano, as “coisas pequeninas”: “Aquilo que nos ultrapassa, aquilo que nos comove e que nos leva a vertermos lágrimas sem sabermos por quê”.

“Se valorizarmos excessivamente as grandes coisas e esquecermos as pequeninas, estamos sempre a sofrer pela frustração. Porque essas coisas pequeninas é que dão gosto à vida”, assinala.

A conversa recua até à primeira visita do então jovem Adelino Ascenso ao Tibete, em 1985, numa inédita entrada pela fronteira, a partir do Nepal.

O sacerdote voltaria em 1990 e, depois, “praticamente todos os anos” da sua vida como missionário na Oriente, destacando a lição que aprendeu com os “calcanhares gretados” dos peregrinos que percorriam as montanhas tibetanas.

“Ao observar os peregrinos a prostrar-se e observar os calcanhares gretados, eu rezava. Eu sentia-me em comunhão e rezava com eles”, relata.

Foto: Padre Adelino Ascenso

Do Tibete, o autor recorda ainda a proximidade das estrelas, algo que também experimentou em Fátima, particularmente nos Valinhos.

“As estrelas estão muito próximas porque nos sentimos mais perto do transcendente, porque nos sentimos mais próximos do sublime”, justifica.

A entrevista aborda o “encontro de corações” no contacto com pessoas de outras culturas e línguas desconhecidas, em “tendas das seminómadas”.

“Eu estava num mundo totalmente estranho, mas não me sentia estranho. O que é curioso, mesmo quando conversavam em tibetano, eu não entendia o que diziam, mas intuía”, observa.

O padre Adelino Ascenso, autor da obra “A Mística do Arado”, propõe um itinerário de preparação para a Páscoa para acompanhar online e no programa no programa ECCLESIA, na Antena 1 (06h00), a cada domingo da Quaresma.

A conversa, divulgada semanalmente nos canais da Agência ECCLESIA nas redes sociais, conclui-se com uma recomendação para a preparação da Páscoa 2024: “Deixaria o conselho, ou proposta, de valorizarmos, procurarmos exercitar a valorização das pequeninas coisas, começando pelas nossas relações”.

“Um bom dia, dito com genuinidade, pode salvar o dia da pessoa”, acrescenta.

OC

Partilhar:
Scroll to Top