Washington, 22 fev 2023 (Ecclesia) – A Plataforma de Ação ‘Laudato Si’, do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), propõe ‘uma viagem quaresmal com Espírito Ecológico’, no tempo litúrgico que a Igreja Católica começa a viver esta Quarta-feira de Cinzas.
“Ao longo de nossa jornada quaresmal, que todos possamos contemplar as nossas atitudes em relação à criação e comprometer-nos com novas formas de honrar o nosso Criador”, refere o organismo, numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
A Plataforma de Ação assinala que a frase – “Esquecemos que nós mesmos somos pó da terra”. (LS, 2) –, do Papa Francisco na sua encíclica ‘Laudato Si’ (2015), assume hoje “um significado especial” no contexto da celebração de Quarta-feira de Cinzas, com que os católicos começam a viver o início da Quaresma.
Neste contexto, destaca que as duas orações finais da encíclica ‘Laudato Si’ – ‘Oração pela nossa terra’ e ‘Oração cristã com a criação’ – podem “fornecer inspiração divina” ao longo da Quaresma e, para além deste tempo, para “assumir o compromisso com a criação que nos é proposto pelo Evangelho de Jesus” (LS, 246).
A Quaresma é um tempo litúrgico, de 40 dias (a contagem exclui os domingos), que tem início esta quarta-feira, com a celebração de Cinzas, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência; serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (este ano a 9 de abril).
Dirigida pelo Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé, a ‘Plataforma de Ação Laudato Si’ é um espaço partilhado onde a Igreja desenvolve “uma resposta ousada e ativa à crise ecológica urgentemente ilustrada” na encíclica do Papa Francisco.
CB/OC