Crises e dores atuais apresentadas nas estações de uma Via-Sacra ao som de artistas portugueses
Guimarães, 23 mar 2024 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães (Arquidiocese de Braga) dinamiza hoje, dia 23 de março, a ‘Via Crucis – Iter Humanitatis’, a partir das 21h30.
“Queremos que seja uma narrativa não convencional, ou seja, não é uma narrativa daquela Via-Sacra que nós estamos habituados a assistir, mas sim uma Via-Sacra onde cada um se sente implicado. E, por isso, todos aqueles que vão assistir a esta Via-Sacra vão-se rever em cada momento, em cada passo porque não vai haver as personagens detalhadas como estamos habituados numa Via-Sacra habitual”, disse o padre Leonel Cunha, em entrevista à Agência ECCLESIA.
A ‘Via Crucis – Iter Humanitatis’ propõe perspetiva contemporânea do caminho da cruz, é um espetáculo envolvente que reescreve a “eterna Via Sacra numa perspetiva contemporânea, refletindo não apenas sobre a caminhada de Jesus até ao Calvário, mas também sobre o percurso individual de cada ser humano”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Com música ao vivo, que abrange desde os clássicos da música sacra, gospel e jazz, incluindo música pop, canções atuais, de Pedro Abrunhosa, Marisa Liz e Tiago Bettencourt, interpretados pelos TetrAcord’Ensemble, um coro participativo que reúne elementos dos diversos coros da cidade de Guimarães e a participação especial da vimaranense Maria João Soares (participante do The Voice portugal que conquistou o 2º lugar), cria-se uma “atmosfera emotiva que guiará o público numa jornada espiritual”.
Este projeto tem na sua direção artística, Sandra Azevedo e Joel Azevedo e na produção, padre Leonel Cunha (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição).
A entrada terá um custo de 7,50€, que reverte para as obras de restauro da Capela de Nossa Senhora da Conceição.
LFS/LJ/CB