Quaresma: Papa e colaboradores voltam a sair do Vaticano para retiro espiritual

Exercícios espirituais decorrem de 18 a 23 de fevereiro

Cidade do Vaticano, 09 jan 2018 (Ecclesia) – O Papa e os seus colaboradores mais próximos vão deixar o Vaticano de 18 a 23 de fevereiro, para os exercícios espirituais de Quaresma, na localidade de Ariccia, cerca de 30 km a sudeste de Roma, numa rotina marcada pela oração na Casa do Divino Mestre, dos religiosos Paulistas.

O retiro é um dos pontos da agenda pontifícia divulgada pelo Vaticano para os próximos dois meses.

Entre as atividades do Papa em janeiro, além da viagem ao Chile e Peru (15-22), está a celebração das Vésperas na conclusão Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

A cerimónia decorre a 25 de janeiro, solenidade da Conversão de São Paulo pelas 17h30 (menos uma em Lisboa), na Basílica São Paulo fora de muros, em Roma.

No próximo dia 28, IV Domingo do Tempo Comum, o Papa preside pelas 09h00 locais à Missa na Basílica Santa Maria Maior, por ocasião da festa da transladação do ícone da ‘Salus Populi Romani’.

A  2 de fevereiro, sexta-feira, festa da Apresentação do Senhor e XXII Dia Mundial da Vida Consagrada, o Papa Francisco preside à Missa (17h30), na Basílica de São Pedro, com os membros dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica.

No dia 14, Quarta-feira de Cinzas, decorrem na igreja de Santo Anselmo, às 16h30, a ‘statio’ e a procissão penitencial, sob a presidência do Papa, seguindo para a Basílica de Santa Sabina, para a Missa, bênção e imposição das cinzas.

OC

Partilhar:
Scroll to Top