Arquidiocese atenta à dimensão cultural das celebrações
Braga, 05 mar 2018 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga oferece durante o tempo da Quaresma e a Semana Santa uma “dimensão cultural”, para além do ritmo litúrgico da tradição cristã.
A dimensão cultural dos momentos que antecedem a celebração da Páscoa, em Braga, engloba exposições, “espetáculos e concertos”, onde se afirma “a beleza” destas propostas católicas, explica o padre Luis Miguel Figueiredo, responsável pela Comissão Organizadora da Semana Santa.
Através das manifestações artísticas e culturais, o programa desta iniciativa tem “associado – há muitos anos – um grande valor de música litúrgica e religiosa”, frisou o sacerdote.
Todos os anos, a comissão oferece vários concertos e, para além do que é organizado pela Irmandade de Santa Cruz e da Santa Casa da Misericórdia, a “grande novidade” de 2018 é a apresentação da ‘Paixão segundo São João’ de Arvo Pärt, na Capela Imaculada”, e um concerto de metais no sábado de Pascoela (antecede o segundo domingo da Páscoa), onde se diz “o sentido da Semana Santa”, sublinha o responsável.
“Fazer a Semana Santa sem comemorar a Ressurreição não faz sentido”, afirmou.
A Semana Santa “enche” a cidade de Braga “de turistas e visitantes” e a comissão, tendo conhecimento desta realidade, procura “em cada ano receber melhor” e “ajudar os visitantes a compreender melhor as tradições”, reconhece o padre Luis Figueiredo.
O sacerdote sublinha que as celebrações são vividas “com muito afinco” e recorda que, em termos litúrgicos, “existem algumas particularidades do rito bracarense”.
PR/LFS