«Ser cristão é estar a caminho e em caminho, alimentando-se de modo constante», realça o setor local de Educação Cristã
Porto, 12 fev 2014 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Educação Cristã do Porto (SDECP) lançou um itinerário espiritual que convida os fiéis a viverem a Quaresma e a Páscoa como “um caminho contínuo de preparação e conversão”.
Na explicação que acompanha a dinâmica, o organismo salienta a importância de “todos os cristãos” relembrarem e reforçarem os laços do seu Batismo, enquanto “Porta da Fé”, e refletirem sobre os “efeitos que este sacramento produz” nas suas vidas.
“Ser cristão não é algo que adquirimos e pronto, ser cristão é estar a caminho e em caminho, alimentando-se de modo constante, vivendo a fé de modo permanente e celebrando com entrega e confiança em Cristo o nosso caminho, a nossa verdade e a nossa vida”, salienta o Secretariado.
O símbolo proposto para este ano, em cada paróquia, é uma “árvore”, que poderá ser feita em “papel, cartolina, madeira ou outro material apropriado” e alargada aos mais diversos âmbitos, na comunidade, na catequese ou no meio da família.
As raízes da árvore simbolizarão o “tempo da Quaresma”, pois “ninguém pode querer mudar a partir de cima, é essencial começar pela base”; o tronco “o Domingo de Ramos e Tríduo Pascal”, e os ramos da árvore dirão respeito ao “Tempo da Páscoa”.
Para além da tónica da conversão, reforçado com o desafio de cada família criar o seu “diário de viagem quaresmal e pascal”, o SDECP quer “incutir no seio familiar o hábito de rezar”.
Em cada domingo vai ser entregue às crianças, adolescentes e jovens da catequese, bem como a todos os adultos, uma oração para ser rezada “em família todos os dias da semana correspondente”.
Intitulado “Enraizar a fé no Batismo, Frutificar pela Força do Espirito Santo”, o itinerário catequético está disponível na página do Secretariado Diocesano da Educação Cristã do Porto na internet.
JCP