Quaresma: Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos em Guimarães leva à «descoberta do mistério pascal»

Obra do bracarense André Soares é um exemplar barroco no centro da cidade

Foto: AE/SN – Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, Guimarães

Braga, 26 mar 2022 (Ecclesia) – O padre Henrique Ribeiro, vigário de culto na Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos em Guimarães, na arquidiocese de Braga, revela um templo para a “descoberta do mistério pascal”.

“É uma igreja bastante antiga, com muita história, arquitetada por André Soares, bracarense, tendo sido a sua última obra prima e não viu o final da obra, está envolvida na realidade da Paixão de Cristo e da relação entre Maria e Jesus no mistério pascal”, explica o sacerdote da arquidiocese de Braga à Agência ECCLESIA.

Situada no “Campo da Feira”, no centro da cidade de Guimarães, o templo destaca-se pela imponência e pelo jardim envolvente.

“Começou por ser uma pequena capela e depois um grupo de 10 estudantes vimaranenses criaram a Real Irmandade da Nossa Senhora da Consolação e mais tarde a ideia de construir uma igreja grande devido à grande devoção que existia”, recorda.

A Igreja foi terminada em outubro de 1785 e é considerado um “exemplar de espacialidade barroca”, onde se destacam as torres e a forma curva da fachada principal”, um templo que integra ainda uma “imagem de Maria muito cativante”.

“A Nossa Senhora da Consolação é uma imagem muito cativante, trocam-se olhares de Jesus e Maria, é uma Nossa Senhora com o Menino ao colo onde o Menino faz um gesto de carinho no rosto de sua mãe, um encontro que nos leva ao relato da Paixão”.

O padre Henrique Ribeiro informou ainda que no próximo domingo, dia 03 de abril, quinto domingo da Quaresma, retomam a “procissão onde saem os andores pelas ruas da cidade, pelas 17h00”.

“É uma iniciativa que traz grande recolhimento interior e uma procura para estarem a viver o silêncio do encontro, vêm pessoas de muitos sítios da nossa diocese e as ruas do centro da cidade enchem-se, onde o sermão do encontro é o ponto alto”, aponta.

O mote “Voltar à Vida”, onde esta entrevista se enquadra, é a base do programa de rádio ECCLESIA, deste sábado, na Antena 1 da rádio pública, pelas 06h00, ficando disponível depois online.

SN

Partilhar:
Scroll to Top