Idanha-a-Nova, Castelo Branco, 24 mar 2014 (Ecclesia) – O VII encontro de cantares quaresmais de Idanha-a-Nova (Castelo Branco) realiza-se a 12 de abril no Forum Cultural daquela localidade.
A iniciativa, inserida nas comemorações pascais e quaresmais promovidas pelo Município de Idanha-a-Nova, é composta por três momentos distintos: “Atuação de grupos de cantares da Beira Baixa e da Beira Alta, uma mesa redonda e termina ao som de fados de Lisboa”, revela um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Os participantes podem ouvir as vozes do «Grupo de Cantares de Santo Amaro de Azurara» (Mangualde), que cantam o “Amentar das Almas”; do «Grupo da Lousa» (Castelo Branco), com a “Encomendação das Almas” e os “Martírios de Cristo”; do «Grupo da Zebreira» (Idanha-a-Nova), com a “Encomendação das Almas”; e do «Grupo de Aldeia de Santa Margarida» (Idanha-a-Nova), também com a “Encomendação das Almas”.
A mesa redonda conta com a presença de João Ferreira, Maria Odete Marcelino, Ofélia Roseiro e Maria de Jesus Leitão, moderada pelo coordenador do projeto “Mistérios da Páscoa em Idanha”, António Catana.
O serão encerra ao som da voz de Filipa Carvalho, que vai interpretar fados de Lisboa.
O VII Encontro de Cantares Quaresmais é uma das atividades que integram a agenda «Mistérios da Páscoa em Idanha 2014», que promove a “divulgação das muitas manifestações quaresmais e pascais que ocorrem ao ar livre ou no espaço sagrado, em todas freguesias do condelho de Idanha-a-Nova”, lê-se na nota.
LFS