Quaresma: Diocese de Lamego ajuda populações carenciadas de Moçambique

Caminhada para a Páscoa desafia pessoas a estarem atentas aos problemas dos outros, «vivam eles aqui perto ou lá longe», salienta D. António Couto

Lamego, 22 fev 2012 (Ecclesia) – A diocese de Lamego vai reservar parte da sua renúncia quaresmal deste ano para apoiar as populações mais desfavorecidas da província de Nampula, em Moçambique, afetadas pela escassez de água e de alimentos.

Numa mensagem pastoral dedicada ao tempo litúrgico anterior à Páscoa, que hoje se inicia, D. António Couto adianta que “parte do contributo” dos fiéis será enviado “para as missões de Malema e Nametil”, no sentido de “levar um pouco de alívio” aquelas comunidades lusófonas.

Além da falta de bens essenciais, os habitantes daquela região debatem-se com a inexistência de uma rede adequada de saneamento básico e a degradação da rede viária que, segundo o governo local, necessita de uma intervenção avaliada em mais de 120 milhões de metacais.

Os donativos recolhidos vão reverter também a favor do “fundo solidário diocesano”, que a Igreja de Lamego está a utilizar para “aliviar” o sofrimento das pessoas que foram apanhadas pela crise económica e social que Portugal atravessa.

Convidando os fiéis a darem “prioridade” àqueles que mais precisam, D. António Couto saúda “com particular afeto todos os doentes, carenciados e desempregados, e as famílias que atravessam dificuldades”.

“Não temos o direito de nos acomodar, passando insensivelmente ao lado das dores dos nossos irmãos, vivam eles aqui perto ou lá longe”, sublinha o prelado, para quem o período quaresmal é uma oportunidade de “rasgar novas avenidas de sensibilidade, de abrir caminhos de caridade mais intensa”.

Para o bispo lamecense, os cristãos são chamados a “testemunhar que também hoje é possível viver a existência humana de acordo com o Evangelho, uma vida verdadeira, plena, bela”.

A Quaresma é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa (celebrada este ano a 8 de abril), a principal festa do calendário cristão.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top