Quaresma: Diocese de Aveiro propõe uma caminhada «da fé à vida – em família»

Aveiro, 10 fev 2021 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro vai propor uma caminhada para a Quaresma 2021 intitulada da ‘Fé à vida – em família’, com propostas para a vivência em comunidade e conteúdos específicos para os mais novos.

O itinerário evoca as perseguições contra os cristãos, recordando que as primeiras comunidades utilizavam “códigos secretos” como o “Ichthys” ou “Ichthus”, o “peixe”, para confirmar se estavam na presença de “um irmão da mesma crença”.

As comunidades católicos de Aveiro vão ser convidadas a construir um painel “com um peixe e a palavra Jesus, símbolo dos cristãos desde os primeiros tempos da Igreja”, ao longo das várias semanas de preparação para a Páscoa.

Na Quarta-feira de Cinzas, este ano a 17 de fevereiro, vai ser colocada a primeira peça da imagem; em cada um dos domingos da Quaresma, os participantes neste itinerário vão afixar uma das letras no nome “Jesus”, estando a imagem concluída no Domingo de Ramos.

“No Domingo de Páscoa aparece a designação completa «Jesus Cristo, Filho de Deus – Salvador!»”, informa a Diocese de Aveiro, ao divulgar a caminha da Quaresma, acrescentando que os valores apresentados em cada domingo vão ser “a marca vital do cristão que pelos seus gestos e ações concretas (vida) demonstra a sua fé (sinal do Cristão)”.

A caminhada apresenta ainda as personagens ‘Quaresma’ e ‘Metanoia’, através de vídeos, como forma de preparação para a Páscoa.

Para ajudar os adolescentes nesta caminhada da Quaresma, em cada semana vai ser disponibilizado um podcast que orienta um momento de reflexão e oração individual ou em grupo.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que tem início com a celebração de Cinzas, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top