Quaresma: Departamento dos Bens Culturais de Viseu promove meditações e amentação das almas

Viseu, 23 mar 2024 (Ecclesia) – O Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu promove meditações e amentação das almas, este sábado, dia 23 de março, às 21h00, no claustro superior da Sé daquela cidade.

Os 14 painéis com as estações da Via-Sacra dispostos no claustro superior da Catedral de Viseu, executados com serradura e sal coloridos, vão ser contemplados através das meditações elaboradas por pessoas de diferentes áreas de atuação e vivências, a quem o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, responsável pela iniciativa, convidou para elaborarem uma reflexão, que seja expressiva das suas preocupações no mundo atual, no horizonte da sua vivência pessoal e profissional, passada e presente, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Este sábado somos convidados a olhar cada um dos painéis de arte efémera, no cruzamento entre o seu significado no quadro da Paixão de Cristo, da Sua caminhada para o calvário e da Sua morte, com a interpretação e os olhares partilhados por 14 pessoas, com experiências e vidas distintas”, lê-se

Um político, um padre, um polícia e peregrino, uma mãe cuja filha faleceu com 14 anos, uma professora, uma médica, uma jovem, um elemento da pastoral penitenciária, um vencedor em face de uma grave doença, um responsável de um grande projeto, um preso, uma esposa e mãe cujo marido faleceu, um economista e um artista foram convidados a colocar o seu olhar sobre uma das estações e a meditar sobre “os seus sentimentos, as suas interrogações e dúvidas, as suas conquistas e perda”.

Vão partilhar essas meditações, que vão ser intercaladas com os cantares da amentação das almas entoados por um grupo da paróquia de Campo de Madalena, num ambiente onde a luz marcará toda a caminhada. Também estará presente a música, pela voz do padre Pedro Leitão”, explica a responsável do Departamento, Fátima Eusébio.

Esta exposição de arte efémera, que recria as estações da Via-Sacra, inaugurada no dia 18 de fevereiro deste ano, emergiu na perspetiva de valorização de algumas práticas tradicionais das paróquias da Diocese de Viseu, concretamente a realização de passadeiras de flores e de outros materiais, associadas às festas do calendário litúrgico.

A entrada é gratuita, mas os interessados devem proceder a reserva prévia devido às limitações do espaço. As marcações devem ser feitas através do email bensculturais@diocesedeviseu.pt ou pelo contacto 232 436 065.

Esta exposição de arte efémera pode ser visitada, até à Páscoa, por todos os que acedem ao Tesouro da Catedral.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top