Quaresma: D. Manuel Clemente desafia cristãos a serem mais presentes na caridade

Patriarca de Lisboa proferiu a primeira catequese quaresmal

Lisboa, 10 mar 2014 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, iniciou este domingo o ciclo de catequeses quaresmais na Sé diocesana, desafiando os cristãos a estarem mais presentes na ação caritativa mostrando uma maior atenção ao testemunho e à partilha.

“Tanto problema a resolver, tanta vida a recuperar, tanta esperança a reabrir, e sendo assim então façamos de cada comunidade cristã a presença viva da caridade de Cristo, em missão permanente de testemunho e partilha”, desafiou D. Manuel Clemente.

O patriarca de Lisboa afirmou que “evangelizar hoje em dia, ao menos nesta desgastada Europa, requer a surpresa que o Papa Francisco lhe está a dar, por fazer o que escreve e escrever o que faz” e é nessa senda que a Igreja de Lisboa vai entrar em caminho sinodal, no sentido de “multiplicar comunidades vivas de acolhimento e missão na resposta concreta e solidária”.

Até ao fim de 2016, data em vai terminar o Sínodo Diocesano, o Patriarcado de Lisboa pretende concretizar o que o Papa apresenta como ‘o sonho missionário de chegar a todos’.

“Não é preciso ir muito longe: isso pode acontecer no nosso prédio, no nosso bairro, na nossa família, ou com os nossos colegas de trabalho”, referiu.

“A fé atua pela caridade – a dimensão social da evangelização ” é o tema geral das catequeses no Patriarcado de Lisboa, com base na Exortação Apostólica do Papa “Evangelli Gaudium”, tendo a primeira tido o tema “No próprio coração do Evangelho, aparece a vida comunitária e o compromisso com os outros”.

“A presença dos cristãos solidários nas mais diversas frentes de recuperação social, bem como a luminosa constelação das obras sociocaritativas com que a Igreja responde às multiplicadas carências de tantos que lhe acorrem, estas sim, são o caminho verdadeiro que havemos de percorrer para o melhor futuro de todos”, sublinhou o patriarca de Lisboa durante a primeira catequese quaresmal que decorreu este domingo ao final da tarde.

As catequeses, este ano, vão ser proferidas alternadamente pelo Patriarca e pelos dois bispos auxiliares, sempre às 18h00.

A única exceção será 6 de abril, por causa da entrada de solene do novo bispo do Porto na diocese: nesse dia, a catequese quaresmal será proferida pelo deão do cabido da Sé de Lisboa.

O Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa, em parceria com o Portal Sapo e o Meo, faz a transmissão vídeo, em direto, das Catequeses Quaresmais. 

A transmissão pode ser acompanhada no site do Patriarcado (www.patriarcado-lisboa.pt), no canal Sapo (http://videos.sapo.pt/patriarcadodelisboa) e na televisão, através do Meo Kanal ‘Patriarcado TV’ (acessível no canal 210021).

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top