Quaresma: Bispo do Algarve apela a abandonar o «exterior e superficial»

Renúncia Quaresmal destinada a comunidade local e crianças na Guiné-Bissau

Faro, 20 fev 2015 (Ecclesia) – O bispo do Algarve convidou a diocese a uma “mudança de atitudes e gestos” assente na misericórdia e revela que a renúncia quaresmal vai ajudar a comunidade local da Pedra Mourinha e a Igreja da Guiné-Bissau.

“Não nos determos no exterior e superficial mas procurarmos e assumirmos o que efetivamente conduz a uma mudança de atitudes e gestos”, refere D. Manuel Quintas, na sua mensagem para a Quaresma intitulada «Prefiro a misericórdia ao sacrifício» (Mt 9,13; Os 6,6).

No documento enviado à Agência ECCLESIA, o prelado explica que o termo “misericórdia” exprime um conjunto de laços que “unem os membros da mesma comunidade ou povo”, como: “Bondade, benevolência, perdão, afeto, fidelidade.”

D. Manuel Quintas destaca que partilha, como “sinal de conversão pessoal”, assume a expressão concreta da “misericórdia e da caridade”.

Neste contexto, a renúncia quaresmal da diocese vai ter como destino o Vicariato da Pedra Mourinha, “comunidade necessitada de ajuda urgente para prosseguir a construção da igreja”, e os 25 Centros de Recuperação Nutricional (CRN) da Cáritas da Guiné-Bissau.

Os CRN acolhem mais de 60 mil crianças, dez mil famílias e 320 comunidades por ano e a ajuda à instituição da Igreja lusófona é a resposta a um pedido da Fundação Fé e Cooperação (FEC), da Conferência Episcopal Portuguesa.

O prelado algarvio pede à diocese que tenha presente a mensagem quaresmal do Papa Francisco onde encontra “estímulo” e a “oportunidade” para enfrentar o “mal-estar” provocado pela mundial ‘globalização da indiferença’”, com “consequências profundamente gravosas para os mais desfavorecidos”

O prelado recorda ainda que nos anos anteriores a renúncia quaresmal tem sido para o Fundo Diocesano Social que apoia as famílias “atingidas pelo desemprego”.

“Foram atendidos 278 processos, devidamente selecionados e acompanhados pela comissão encarregada, com a distribuição de 170 757,20€”, informa na mensagem que revela que na Quaresma de 2014 recolheram 14 274,86€.

D. Manuel Quintas deseja que o tempo quaresmal possa unir a diocese no caminho da “conversão pessoal, através duma oração mais intensa e de gestos de misericórdia e de caridade para com todos”.

A Quaresma, que começou com a celebração de Quarta-feira de Cinzas, é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

Neste contexto surge a renúncia quaresmal, prática em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para finalidades especificadas pelo bispo da sua diocese.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR