Quaresma: Bispo de Santarém pede «esforço e perseverança» na vivência da fé

D. Manuel Pelino diz que a prática cristã está a ser «frequentemente» encarada com excessiva «leveza»

Santarém, 01 mar 2014 (Ecclesia) – O bispo de Santarém espera que o tempo quaresmal que terá início na quarta-feira, com a celebração da imposição das Cinzas, contribua para esbater “a indiferença religiosa, o comodismo e a tibieza” que marca a sociedade.

Numa mensagem enviada hoje à Agência ECCLESIA, D. Manuel Pelino Domingues pede às comunidades católicas “esforço e perseverança” na vivência da fé, “frequentemente” praticada com excessiva “leveza”.

O prelado recorda ainda que a “comunhão” com Deus desafia à “renúncia” pessoal e à “prática mais generosa da caridade”.

“A Quaresma oferece a oportunidade de dar passos, de fortalecer ritmos, de progredir para a meta da vida nova em Cristo, vencendo os desânimos, o cansaço, a tentação”, aponta o bispo.

D. Manuel Pelino sublinha a importância das comunidades viverem o período da Quaresma não apenas ao “ritmo dominical” mas também durante a semana, através “da oração, da leitura orante da Bíblia, do sacramento da Reconciliação e dos exercícios de piedade popular”.

No que diz respeito à renúncia quaresmal da Diocese de Santarém, este ano ela vai ser destinada para “uma obra social da Diocese de São Tomé e Príncipe”, mais concretamente “um lar para rapazes desprotegidos na paróquia de Angolares”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top