Quaresma: Bispo de Portalegre-Castelo Branco exorta à solidariedade «dentro e fora das fronteiras geográficas»

Diocese vai recolher apoio monetário para os pobres da região e para os cristãos do Médio Oriente

Portalegre, 13 fev 2015 (Ecclesia) – A Diocese de Portalegre-Castelo Branco vai reunir nesta Quaresma apoio monetário para os seus pobres e também para os cristãos perseguidos no Médio Oriente.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o bispo diocesano, D. Antonino Dias, salienta que a preparação para a Páscoa “é tempo de alargar as medidas, capacidades e horizontes do coração humano”, à imagem “de Cristo”.

O prelado exorta as pessoas a primarem pela solidariedade, “dentro e fora das fronteiras geográficas” e destaca a dimensão da “hospitalidade”, que “desafia ao acolhimento das pessoas” e “torna efetiva a partilha de bens”.

Sobre as comunidades cristãs radicadas Médio Oriente, o responsável católico recorda que “além dos massacres e do sofrimento que estão a viver”, aqueles “que conseguem sobreviver à perseguição continuam a necessitar de apoio para alimentação, medicamentos, e a construção de casas e escolas nos campos de refugiados”.

Além disso, importa “não esquecer a ajuda às congregações e seminários” que estão no terreno a cuidar das vítimas, “para que também consigam sobreviver”, complementa.

Quanto à solidariedade para com a população mais desfavorecida da região de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias reconhece que “é muito mais difícil sentar à mesa do pobre do que trazê-lo até à nossa própria mesa”.

“Mas sentarmo-nos à mesa do pobre desinstala-nos e irmos à situação de vida do outro, é que diz a dimensão verdadeira da nossa hospitalidade”, conclui o bispo.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top