Quaresma: Bispo da Guarda incentiva fiéis à vivência da Palavra de Deus

«Aprender a lição do nosso Mestre é sobretudo fazer dela fonte inspiradora das nossas decisões e comportamentos» realça D. Manuel Felício

Guarda, 01 Mar (Ecclesia) – O bispo da Guarda convida os fiéis a aproveitarem a Quaresma para uma vivência mais intensa da Palavra de Deus, e a “refazerem” o seu percurso de catecúmenos.

“Tal como na Eucaristia, participamos na mesa da Palavra quando nos re­u­nimos na assembleia do domingo; mas precisamos de outros momen­tos complementares” avisa D. Manuel Felício, num comunicado enviado hoje à agência ECCLESIA.

O prelado incentiva as comunidades diocesanas a participarem em grupos bíblicos, “para a leitura orante da Palavra de Deus” e propõe a reflexão sobre a exortação apostólica “Verbum Domini”, onde o Papa Bento XVI aborda a importância da mensagem divina na vida e na missão da Igreja.

Este período quaresmal assume especial importância para todos os catecúmenos, “enquanto preparação próxima” para o Baptismo.

De acordo com o bispo da Guarda, o Catecumenato trata-se de uma “escola insubstituível de Fé e de vida cristã”, que qualquer cristão deverá estimular e desenvolver, ao longo da sua vida.

“Aprender a lição do nosso Mestre é memorizar o essencial da sua mensagem, mas é também e sobretudo, fazer dela fonte inspiradora das nossas decisões e comportamentos” sublinha D. Manuel Felício, que no seu texto aborda ainda a crise económica que o pais atravessa, com consequências visíveis para a sua diocese.

“Estão continuamente a chegar, em número crescente, casos de pessoas que nos batem à porta, a pedir bens de primeiro necessidade”, revela.

Para responder às solicitações, a diocese da Guarda vai dividir este ano a sua renúncia quaresmal, em partes iguais, pelo Fundo Social Solidário, criado pela Conferência Episcopal Portuguesa, e pela Caritas Diocesana.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top