Irmã Cristina Duarte Macrino apresenta publicação «O que o coração une, o mar não separa», editada pela Fundação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima em Timor
Fátima, 14 out 2025 (Ecclesia) – A Fundação Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima (IRNSF) em Timor-Leste apresentou, no passado sábado, em Fátima, o livro “O que o coração une, o mar não separa”, que reúne testemunhos de voluntários que estiveram em missão naquele país.
“O objetivo do livro é precisamente esse: valorizar as pessoas que foram à missão ao longo destes dez anos, foram 45 pessoas, que deixaram as suas vidas, que deixaram a sua família, a sua rotina para se deslocarem a Timor-Leste e dar de si do que sabem”, afirmou a irmã Cristina Macrino, presidente da Fundação das IRNSF em Timor, à Agência ECCLESIA.
A publicação assenta em testemunhos de médicos, enfermeiros, psicólogos, professores, agentes sociais, entre outros, que se dispuseram a servir a missão da congregação na Diocese de Maliana, onde alguns estiveram por períodos longos, outros com estadias mais curtas.
Ao longo de 10 anos, 45 voluntários – de origem portuguesa (43), chinesa (1) e italiana (1) dedicaram-se ao povo timorense, através do trabalho missionário que as IRNSF desenvolvem no país, onde têm um Centro Social, uma clínica e um laboratório.
A ideia de conceber o livro surgiu depois de a irmã Cristina Duarte, que é missionária em Timor-Leste há 13 anos, ter observado que o momento da despedida dos voluntários era sempre “de muita emoção”.
“Eles choravam muito quando se despediam”, descreve a religiosa portuguesa, que pensou que seria interessante reunir em livro aquilo que mais marcou os voluntários ao longo da experiência, aquilo que mais valorizaram durante a missão e o porquê de se terem predisposto a partir para uma realidade “completamente diferente”.
Com a obra, a irmã Cristina Duarte Macrino espera “que as pessoas compreendam o que é, de facto, o voluntariado ad gentes e que sintam alegria por poder testemunhar que há pessoas que partem, que dão o seu melhor e que fazem a diferença”.
[Quando as pessoas partem] quebram a rotina, levam o conhecimento, levam novidades, levam a comunicação, levam a língua portuguesa. Só por isso é bom. Portanto, o ir e partir e dar de si, já por si é um grande testemunho. Parece-me a mim”, referiu.
A sessão de apresentação de apresentação do livro contou com a presença da embaixadora de Timor-Leste em Portugal, Isabel Guterres, que, segundo a página da congregação, desde sempre tem acompanhado a obra das IRNSF em Timor, inicialmente como ministra da Solidariedade Social do Governo timorense.
Alguns dos voluntários que apresentaram os testemunhos na publicação também participaram no encontro, como é o caso de Sara Meireles, que considera que “não é possível ficar indiferente” ao projeto das Irmãs Reparadoras em Timor elogiando “a fé, a coragem e o espírito de entusiasmo” das religiosas. Os testemunhos entrelaçam-se “uns nos outros” e “são de quem viveu a experiência e de quem se deixou transformar”, destacou a professora. A irmã Cristina Duarte Macrino agradeceu aos 45 voluntários que passaram por Timor e às entidades e pessoas que tornaram possível a publicação, bem como ao Governo timorense e a todos quantos “movidos pelo Evangelho dedicaram as suas vidas” àquele povo “que aprendeu ao longo da sua história que a esperança faz ultrapassar todo e qualquer sofrimento”. Já a superiora geral das IRNSF, irmã Armandina Neto, expressou a sua gratidão a “quantos, uns mais do que outros, ofereceram o seu serviço à nossa missão em Maliana”. “É impossível esquecer o povo de Timor-Leste, sempre tão agradecido, ao mínimo gesto”, reconheceu. |
A Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima é uma instituição religiosa de direito canónico fundada há quase cem anos, a 6 de janeiro de 1926, pelo venerável padre Manuel Nunes Formigão.
Atualmente está presente em Portugal, Angola, Moçambique e Timor, com trabalho e missão nas áreas da Pastoral, Educação e Saúde.
A missão em Timor é a mais recente da Congregação, iniciada em outubro de 2011.
O percurso de vida da irmã Cristina Duarte Macrino vai estar em destaque no Programa ECCLESIA, na rádio Antena 1, poucos minutos depois da meia-noite de quinta-feira, e no podcast “Alarga a tua tenda”, no contexto do Dia Mundial das Missões, celebrado a 19 de outubro.
LJ/OC