Publicações: Vaticano apresenta «Terra e Alimento» na Expo 2015

Cidade do Vaticano, 28 mai 2015 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício da Justiça e da Paz participou hoje na apresentação do livro ‘Terra e Alimento’ e discursou no pavilhão dos empresários agrícolas italianos na ‘Expo 2015’, em Milão.

O cardeal Peter Turkson começou por destacar que o Papa pediu reflexão sobre o escandaloso e persistente “paradoxo da abundância” na mensagem para a abertura da expo de Milão cujo evento constitui uma oportunidade para mudar “corações e mentalidades” rumo a um “modelo de desenvolvimento justo e sustentável”.

“Rumo à sabedoria, à coragem, à responsabilidade, à fraternidade e à solidariedade”, acrescentou o prelado no Pavilhão da Coldireti – organização dos empresários agrícolas italianos.

“A sua insistência, o seu entusiasmo, por vezes o seu desapontamento, servem para despertar-nos para o fato que com a terra e o alimento não se age com superficialidade”, disse ainda o presidente do Conselho Pontifício da Justiça e da Paz sobre o Papa Francisco.

Neste contexto o cardeal do Gana recordou que diversas instituições da Igreja manifestaram preocupação pela persistente situação da fome no mundo, suas esperanças e atividades.

“Muito se fala de direitos humanos e do direito ao alimento reconhecido pelo direito internacional mas gostaria que se falasse mais dos ‘deveres’ e ‘responsabilidades’ dos governos”, observou ainda destacando o 60.º aniversário da Carta das Nações Unidas.

D. Peter Turkson divulgou ainda um apelo do vocalista da banda U2, o cantor irlandês Bono Vox, que pede a todos os povos, ricos e pobres, de qualquer tendência política, de todas as religiões que trabalhem juntos, como uma só família humana, para assegurar o acesso ao alimento, à educação, à boa saúde e ao trabalho, para todos.

O livro ‘Terra e Alimento’, do Conselho Pontifício da Justiça e da Paz, tem 150 páginas e está dividido em três partes seguindo a lógica do “ver, julgar e agir”.

Segundo a Rádio Vaticano, começa por apresentar a situação geral da alimentação e da agricultura no mundo, em termos de desenvolvimento, carência e pobreza, depois inspira-se na Bíblia e na Doutrina Social da Igreja para “avaliar a atual” situação alimentar e agrícola no mundial designando novas orientações e regras de ação.

A terceira parte da obra apresentada hoje na Expo 2015 conta com respostas práticas e sugere como pode haver empenho na indústria alimentar e agrícola através de princípios éticos na realização do bem comum e da paz.

A Santa Sé também participa na Expo 2015 com um pavilhão bíblico dedicado ao tema ‘Nem só de pão’.

A presença da Santa Sé tem como elementos estruturantes intervenções e eventos de caráter cultural e artístico, para além de momentos de celebração religiosa.

‘Alimentando o Planeta, Energia para a Vida’ é o tema da Exposição Universal de Milão que conta com a participação de 145 países, até 31 de outubro deste ano.

RV/CB

Partilhar:
Scroll to Top