Lisboa, 02 fev 2015 (Ecclesia) – O livro ‘Superar o muro’ que recorda o abraço entre o Papa Francisco, o líder islâmico Omar Abboud e o rabino Abraham Skorka no Muro das Lamentações, Jerusalém, vai chegar às livrarias portuguesas a 13 de fevereiro.
“O gesto diante do muro é motivo para abordar muitos temas que ligam os três intervenientes. Contudo, há dois que urgem inegavelmente: a paz no Médio Oriente e o diálogo inter-religiosos entre os crentes da grande família abraâmica”, assinala a Paulinas Editora.
Um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA explica que o livro ‘Superar o muro – Diálogo entre um muçulmano, um rabino e um cristão’ é sobre um “gesto profético, espontâneo e genuíno” que foi motivo para uma conversa com dois dos intervenientes, o líder muçulmano e o rabino.
A Paulinas Editora revela que é o rabino Abraham Skorka que desvenda o sentido do momento público que se passou em Jerusalém: «Eu dizia-lhe [a Bergoglio] que o seu programa era o do profeta, não o do político. Ele concordava. Nunca mudou de atitude, nunca abandonou o seu léxico».
A obra do padre António Spadaro, da Companhia de Jesus (Jesuíta), para além da sua introdução, conta com as entrevistas a Omar Abboud e Abraham Skorka, e alguns discursos do Papa Francisco na peregrinação à Terra Santa.
O também diretor da revista ‘La Civiltà Cattolica’ no final do livro faz um “breve relato” da visita-peregrinação do Papa Francisco e do posterior encontro de oração pela paz com os presidentes de Israel e da Palestina, no Vaticano.
CB/OC