Religioso Paulista colocou o pai adotivo de Jesus a contar a sua história de vida
Lisboa, 19 mar 2022 (Ecclesia) – O irmão Darlei Zanon, religioso paulista, é o autor da publicação “Simplesmente José”, no qual coloca o santo a “contar a sua história de vida”.
“São José, o homem do silêncio, era algo que me incomodava, parecia São José mudo que aparecia no presépio, que não tinha nada para dizer, então eu pensei dar voz a José”, refere o religioso à Agência ECCLESIA.
A obra é uma “narrativa na primeira pessoa, desde o seu nascimento, até aos últimos momentos”, dando ao leitor a perceção dos “sentimentos e sensações de São José, o modo como recebeu a chamada de Deus, o nascimento de jesus ou como se apaixonou por Maria”.
O irmão Darlei Zanon, atualmente no Governo Geral da Congregação, em Roma, já tinha começado a escrever este livro “como hobbie” mas depois o Papa dedicou um ano a São José e foi “o sinal”.
“Foi um sinal que tinha de terminar o livro e depois porque sempre tive devoção a São José que é o padroeiro dos irmãos paulistas, fui pesquisando e tive dificuldade em escrever a história, porque não há muitos dados, assim dei liberdade a São José, respeitando dados e factos, mas colocando a criatividade ao dispor”, revela.
“Simplesmente José”, título dado para “exaltar a simplicidade de São José”, levou o religioso a escrever este romance e abordar a paternidade em mais de 300 páginas, onde se podem contar 28 verbos, que dão nome aos capítulos do livro.
“Quis que fosse uma constante no livro, os verbos, pois Jesus foi o verbo encarnado, e fazia sentido percorrer o livro através de verbos”, explica.
O dia do pai e de São José, através do verbo “dar”, é o mote do programa Ecclesia desta sábado, 19 de março, na Antena 1 da rádio pública, pelas 06h00, ficando depois disponível online.
SN