Publicações: Prémio Paulus 2018 distingue ensaio sobre a paternidade

Em causa está a perda progressiva do sentido simbólico da figura do pai na família, realça o autor José Tavares Cabral

Lisboa, 27 nov 2018 (Ecclesia) – O ensaio ‘Paternidade humana reflexo da paternidade divina: antropologia e ética’, de José dos Santos Tavares Cabral, é o vencedor do prémio anual atribuído pela Paulus Editora.

De acordo com uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a referida obra resultou de uma tese de Mestrado integrado em Teologia, baseada na exortação ‘A Alegria do Evangelho’, que o Papa Francisco dedicou aos desafios atuais das famílias.

José dos Santos Tavares Cabral elaborou e defendeu o seu trabalho na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, sob a orientação do professor Jerónimo Trigo.

No contexto do progressivo “afastamento” que marca hoje a relação entre pais e filhos, denunciado pelo Papa Francisco, o autor centra-se no papel do pai para alertar para realçar “que por um lado o enfraquecimento desta figura desestabiliza a família e a sociedade, desestrutura os filhos, tirando-lhes o rumo, a segurança e a vontade de assumir um projeto de vida”.

“Por outro, numa sociedade na qual o homem já não sente a beleza, a grandeza e o conforto profundo contidos na palavra pai, também estará em causa aquilo que é o fundamento e o horizonte último da fé cristã: a contemplação do Pai celeste”, salienta José dos Santos Tavares Cabral.

O Prémio Paulus foi instituído pela Paulus Editora em 2014 e tem como objetivo promover a reflexão teológico-cristã, incentivar os estudantes no trabalho de pesquisa e lançar novos autores.

Foto: O cabo-verdiano José dos Santos Tavares Cabral, vencedor do Prémio Paulus 2018

O vencedor do galardão deste ano, José dos Santos Tavares Cabral, de 25 anos, é natural de Cabo Verde, mais concretamente da localidade de Lagoa, no concelho do Tarrafal, Diocese de Santiago.

Após os primeiros estudos, com 14 anos de idade, entrou para o Seminário Menor de São José, localizado na Cidade da Praia.

Completado o ensino secundário, em setembro de 2011, seguiu para Portugal, a fim de dar continuidade à formação em vista do sacerdócio.

Durante os anos de formação em Portugal, passou pelos seminários do Patriarcado de Lisboa: o Seminário Maior de São José de Caparide e o Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais.

Em julho de 2018 completou o Mestrado Integrado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa, no polo de Lisboa, e regressou a Cabo Verde para se preparar para a ordenação diaconal.

Atualmente faz estágio pastoral na paróquia de São Salvador do Mundo, concelho de Picos, Cabo Verde.

Esta segunda-feira, memória litúrgica do Beato Tiago Alberione, a Sociedade de São Paulo assinalou 75 anos de presença em Portugal.

Na Eucaristia de festa, refere a revista ‘Família Cristã’, da Paulus Editora, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente desafiou os responsáveis pela publicação a continuarem a “alargar os horizontes” da sua missão e enalteceu o carisma deixado pelo fundador dos Paulistas.

“Quando a Igreja reconhece um carisma, reconhece que numa pessoa ou circunstância essa graça se concretizou num serviço que faz crescer a Igreja e cumpre com a função de evangelizar”, apontou D. Manuel Clemente.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR